15/04/2016 às 10h04min - Atualizada em 15/04/2016 às 10h04min

Fogo atinge o morro do cruzeiro em São Roque

Da Redação - Foto: Rochele
Da Redação - Foto: Rochele

O morro do cruzeiro foi atingido pelo fogo na tarde de quinta-feira (14), em São Roque. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, o fogo foi controlado rapidamente e apenas atingiu a vegetação em volta do cruzeiro, não chegando a nenhuma área privada, sem danos a nenhuma propriedade particular e sem vítimas.

Cuidados com as queimadas

As autoridades ainda não tem uma confirmação sobre as causas do incêndio, porém é importante lembrar que nessa época do ano, o clima fica seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.

As queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os nossos principais problemas ambientais. Por isso cada cidadão deve estar bem informado como prevenir das queimadas.

O Corpo de Bombeiros Militar repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção:

Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.

Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.

Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

Quando realizar uma queima solidária ou comunitária, é importante avisar as autoridades do município sobre as normas necessárias para se realizar este procedimento, além de obter orientações de segurança, como realizar a queima em horas frias, ou seja, de manhã cedo, no final da tarde, ou à noitinha, pois as temperaturas são mais baixas e a vegetação se encontra mais úmida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.