01/03/2016 às 09h46min - Atualizada em 01/03/2016 às 09h46min

Polícia Militar lança oficialmente programa vizinhança solidária em São Roque

Texto e imagem: Divulgação / PM
Texto e imagem: Divulgação / PM

A Polícia Militar, na tarde de 26 de fevereiro de 2016, implantou oficialmente, o "Programa Vizinhança Solidária" no bairro Caetê, no município de São Roque, visando aumentar a segurança oferecida aos moradores daquele bairro.

O programa é uma iniciativa criada pela Polícia Militar e visa diminuir criminalidade com o apoio direto dos moradores agindo de forma integrada com a comunidade promovendo a  interação e investindo na prevenção primária, onde cada cidadão também fiscalizar a segurança, visando inibir ação do marginal.

O objetivo principal é reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os cintos um dos outros,  e por consequência resgatar a sensação de segurança por meio de posturas preventivas individuais, e coletivas desenvolvendo o sentimento de pertencimento social minimizando a indiferença para com outro estimulando, desta forma mudanças de comportamento dos integrantes de determinadas comunidades buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadoras do Policiamento Preventivo, de formas eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais.

Foram abordados temas referentes à importância do papel da comunidade e de seus integrantes com apoio do Conselho Comunitário de segurança (CONSEG) à importância da participação do cidadão nas reuniões, para que possam ser esclarecidas dúvidas quanto ao projeto aproximando a PM da comunidade,  aproximando a comunidade da comunidade, com sentimento de proteção e preocupação mútua.  

Quando as pessoas de uma comunidade interagem e se conhecem, a preocupação com os interesses da coletividade aumenta,  inclusive com questões de segurança pública, criando um sentimento de reciprocidade de obrigações e interesses, tanto entre os cidadãos, como entre estes e órgãos de segurança.

Participaram da reunião o comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior Tenente Coronel  PM Mello, coordenador operacional Major PM Valdimir, comandante da 2 Cia PM Capitão PM Ceoloni, comandante do 2 Pel PM 1 Ten PM Matiello, Vereador Etelvino, Secretário CONSEG Luiz Durães e moradores do bairro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.