29/02/2016 às 10h29min - Atualizada em 29/02/2016 às 10h29min

Sorocaba confirma primeiro caso de microcefalia em 2016

Fonte: G1 Sorocaba - Foto: Reprodução/Internet
Fonte: G1 Sorocaba - Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Sorocaba confirmou na quarta-feira (24) o primeiro caso de microcefalia do ano na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, o bebê nasceu em um hospital particular há duas semanas. A mãe relatou que fez uma viagem ao Rio Grande do Norte na 23ª semana de gravidez, mas ainda não há confirmação se a doença tem relação com o vírus da zika.

Outro possível caso de microcefalia ainda está sob investigação. A Secretaria de Saúde também divulgou nesta quarta os novos números da dengue e da febre chikungunya.

Segundo a pasta, os casos de dengue subiram de 67, há um mês, para 96, em uma média de oito novos casos por semana. A maior parte das notificações está concentrada na Zona Oeste. Os casos chikungunya subiram de seis para 11. Outros quatro casos de vírus da zika foram confirmados por meio de exames clínicos.

Identificado pela primeira vez no país em abril, o zika vírus tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. Enquanto a doença costuma evoluir de forma benigna – com sintomas como febre, coceira e dores musculares – o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do zika com a microcefalia e investiga uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.