05/02/2016 às 11h22min - Atualizada em 05/02/2016 às 11h22min

Como limpar cada tipo de piso

Fonte: revistacasalinda.uol.com.br - Foto: Reprodução/Internet
Fonte: revistacasalinda.uol.com.br - Foto: Reprodução/Internet

Cada um dos tipos de piso exigem cuidados específicos para sua limpeza. Caso contrário, o piso pode ser danificado de várias formas, como riscos, e esses danos podem ser permanentes. Portanto, é importante prestar atenção com a maneira de lavar e limpar cada piso em específico. Tatiana Moura, sócia da Boutique do Revestimento, ajuda a selecionar o tipo de limpeza ideal. Confira!

Amadeirados

Nos pisos com madeira de lei e laminados, a indicação é usar um pano umedecido bem torcido e solução de água com detergente neutro. Existem produtos limpadores que prometem retirar sujeiras difíceis e ainda conservam a qualidade do piso, mas não são prioridade. “Eles também podem ser usados, mas essa recomendação é suficiente”, garante Tatiana.

Vinílicos

Para pisos vinílicos, a limpeza superficial pode ser feita com detergente neutro diluído em água. É só aplicar o pano torcido com rodo e deixar secar naturalmente. Uma limpeza completa é feita com cera, mas exige muito esforço. “Ela ajuda a conservar o piso, mas dá bastante trabalho, pois deve ser retirada em cada limpeza, com removedor neutro diluído”, explica Tatiana.

Cerâmicos

A melhor fórmula para esse tipo de piso é o detergente neutro com água, na medida de uma colher de sopa para a cada cinco litros de água. “Lembre-se de nunca usar produtos abrasivos, sodas, ácido se produtos à base de cloro, pois eles corroem o esmalte, deixando a argila exposta, aumentando o desgaste do material e diminuindo sua vida útil”, alerta Tatiana.

Mármores e granitos

A medida usada é a mesma dos cerâmicos: a cada cinco litros de água, uma colher de sopa de detergente neutro, aplicados com pano e rodo. É preciso ter atenção especial com esses tipos de piso, de acordo com Tatiana: “esses materiais merecem cuidado especial, pois mancham com facilidade”.

Porcelanato

Talvez, o piso que deva receber maior cuidado. Semanalmente, é necessário passar uma solução de saponáceo líquido dissolvido em um balde de água. Depois, enxague com pano molhado em água limpa e enxugue. “Além disso, limpe o quanto antes sempre que cair algum líquido no piso, para evitar manchas”, ensina Tatiana.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.