05/02/2016 às 11h18min - Atualizada em 05/02/2016 às 11h18min

Obras de Darcy Penteado são expostas no Museu da Diversidade em São Paulo

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Teve início na noite de quinta-feira, 28, no Museu da Diversidade em São Paulo, a exposição "Darcy Penteado - O Observador do Humano", com reproduções das obras do são-roquense Darcy Penteado. O evento foi viabilizado, graças a uma parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de São Roque e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
O departamento de Cultura da Prefeitura, é o responsável pelo acervo do artista falecido em 1987. A Prefeitura, integrou recentemente o Sistema Estadual de Museus, e trabalha junto ao Governo do Estado, pela manutenção das peças, bem como segue atuando num projeto, que busca a instalação de um novo museu, com apoio Estadual.

O Museu da Diversidade, fica na Rua do Arouche, 24, e a exposição está aberta ao público das 10 às 18h, no interior da Estação República do Metrô – Piso Mezanino.

A VIDA E ARTE DE DARCY PENTEADO:

Darcy Penteado, em todos os campos da arte, sempre manifestou o seu talento através da observação generosa da raça humana. Com a mesma elegância e precisão, retratou o seu tempo, sem preconceitos. Sem medo de perder seu público mais fiel, assumiu sua sexualidade no final dos anos 1970 e foi um batalhador incansável pelos direitos dos homossexuais e da luta pela conscientização sobre a epidemia da AIDS.

A proposta curatorial de fragmentação das obras – e em muitos momentos a sua repetição – surgiu para poder iluminar as várias facetas deste artista tão múltiplo. Darcy Penteado desenhou e pintou o humano, não apenas nas telas. Mergulhou na ficção literária e colocou sua própria intimidade a serviço da arte e da incansável batalha pelos Diretos Humanos e contra o preconceito e a intolerância.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.