29/01/2016 às 10h19min - Atualizada em 29/01/2016 às 10h19min

Vereadores faltam novamente a sessão e escolas de samba continuam sem verba

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

O Projeto de Lei n°002-E, que concede verba para a verba de R$24.500 as Escolas de Samba de São Roque, para a realização do seu tradicional desfile de carnaval não pode ser votado novamente pela Câmara Municipal, já que cinco vereadores não foram encontrados para assinarem a lista de convocação. O fato ocorreu durante a realização da 3° Sessão Estraordinária de 2016, ocorrida na terça-feira, dia 26.

Segundo o Presidente da Câmara, Alfredo Estrada, “não foram localizados para assinarem a convocação pessoal os seguintes vereadores: Donizete P.A.Moraes (Donizete Carteiro), Israel Francisco de Oliveira (Toco), Mauro Salvador S.Goes (Maurinho), Marcos Augusto Issa (Guto Issa) e Rafael Marreiro de Godoy. Deste modo o projeto segue e pode ser votado na próxima segunda-feira, dia 1, na primeira sessão ordinária do ano.

Entretanto a ausência dos vereadores não passou despercebida pelos presentes na sessão, que contou apenas com a participação dos vereadores  Alacir Raysel, Adenilson Correia (Kalunga), Alfredo Fernandes Estrada, Flávio Andrade de Brito, José Carlos de Camargo, Rodrigo Nunes de Oliveira e José A. Barros (Zé Dentista).

Os Vereadores Alexandre R. Soares (Mandi), Donizete P.A.Moraes (Donizete Carteiro), Etelvino Nogueira,  Israel Francisco de Oliveira (Toco), Luiz Gonzaga de Jesus, Guto Issa, Mauro Salvador S.Goes (Maurinho) e Rafael Marreiro se ausentaram da sessão. Segundo Rodrigo Nunes, Mandi soube que o projeto não poderia ser votado e por isso não compareceu a sessão. Nossa reportagem tentou entrar em contato no dia seguinte à sessão com os vereadores que não foram localizados, porém somente conseguiu localizar os legisladores Donizete, Toco, e Maurinho. Donizete afirmou que não pode ser localizado por problemas técnicos no seu celular, enquanto Maurinho afirmou que estava viajando e Toco disse que não pode ser localizado devido de problemas pessoais.

Entretanto a falta dos vereadores rendeu duras críticas por parte dos vereadores e dos representantes das escolas de samba que estiveram presentes a sessão.

 “Fico chateado com algumas pessoas que não aparecem nem para votar. Isso é uma falta de respeito. Todo o vereador tem direito a ser favorável ou contra um projeto, mas que venha aqui votar, não se esconda”, afirmou o Vereador Flávio Brito. A fala foi aprovada pelo também legislador Rodrigo Nunes que afirmou que vê a posição de alguns vereadores que não compareceram ou não foram encontrados como uma posição política.

Em entrevista para o jornalista Vander Luiz para a Rádio Coluna FM 87,5 o  ex-presidente da Câmara Municipal de São Roque José Carlos Baroni Garcia (Zé Balaio) criticou o procedimento usado para a convocação dos vereadores para sessões extraordinárias e disse que os vereadores “não podem dar um jeitinho para sumir” e não assinar a convocação.

Entretanto, as críticas mais ferrenhas partiram dos representantes das escolas de samba que compareceram a sessão. “Quando é para pedir voto, eles entram nas nossas casas. Agora quando é para aparecer no seu local de trabalho e exercer o cargo que nós (a população) lhes cofiamos, eles não aparecem. Venha a Câmara e seja homem para mostrar seu voto”, afirmou o responsável pelos carros alegóricos da escola de Samba, Estação Unidos da Santa Quitéria Diego Anison Lemes de Souza.

 

Escolas  de samba insatisfeitas com vereadores "fujões"

A dúvida na disponibilidade da verba dada anualmente  foi um duro golpe para as Escolas de Samba,  e já causou a saída da Corações Unidos de São João Novo do tradicional desfile das escolas de samba de São Roque.

A Escola de Samba Corações Unidos de São João Novo desistiu do desfile devido a falta de verba para o carnaval. A informação veio do presidente Luciano Antonio que falou ao JE. "É triste ver o carnaval ser tratado dessa forma em São Roque pelos vereadores. No ano que vem iremos completar 50 anos e vamos nos organizar para fazer uma grande apresentação". comentou.

Marquinhos  da Fanfarra, presidente da Escola de Samba da Santa Quitéria também está insatisfeito com os vereadores que não compareceram para votar na Câmara.

"Se os vereadores que falam tanto sobre a Santa Casa e  Educação e outros setores estivessem realmente preocupados,  eles não estariam pleiteando o aumento do próprio salário e sim a redução do mesmo".

 A Santa Quitéria, única escola confirmada para desfilar no domingo, dia 7 de fevereiro deverá fazer um ato de protesto na Avenida Bandeirantes.

 Até o momento, a Santa Quitéria é a única que confirmou sua participação, mas a participação da Leões Unidos da 119 ainda é incerta. “Sem a colaboração dos nossos vereadores, que fazem esta palhaçada conosco, fica muito difícil para qualquer escola de samba sair na avenida”, afirmou o Presidente da leões, Joberto Alvez.

Segundo o Presidente da Câmara, Alfredo Estrada, ainda há tempo para as escolas receberem o dinheiro, caso o projeto seja aprovado na primeira sessão ordinária do ano. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.