22/01/2016 às 10h54min - Atualizada em 22/01/2016 às 10h54min

Como preparar seu filho para a volta às aulas

Da Redação: Gabriela Pinho - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Gabriela Pinho - Foto: Reprodução/Internet

Fim das férias se aproximando e o maior desafio da família está na hora de preparar o filho para retomar a rotina escolar. Essa readaptação requer paciência, pois pode ser trabalhosa, mesmo para aquelas crianças entusiasmadas com a volta às aulas.

De acordo com o site ‘Pediatria em Foco’, a orientação dos educadores à família é justamente mostrar as vantagens da continuidade, levar a criança a ver que o retorno ao cotidiano escolar significa encontrar velhos amigos, conhecer novos, aprender mais coisas sobre o mundo, além de mostrar aos outros as habilidades novas conquistadas nas férias. Um bom jeito de envolver a criança com essa conversa, enquanto se reajustam os horários domésticos, é convidá-la a participar dos preparativos do material escolar, como apontar lápis, organizar e etiquetar os objetos e livros, etc.

Ainda segundo o site, a experiência dos primeiros dias promete ser mais tranqüila também se a criança chega mais cedo à escola no período inicial. Os pais terão tempo para deixá-la com calma na escola, para conversarem juntos com o professor e para a criança observar e se aproximar aos poucos dos colegas.

Evite dramas na rotina das aulas

Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos ela vai se acostumar. Se ela for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho dela.

Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.