15/01/2016 às 14h23min - Atualizada em 15/01/2016 às 14h23min

Vereadores não aprovam verba e desfile das Escolas de samba é incerto em São Roque

Texto e foto: Rafael Barbosa
Texto e foto: Rafael Barbosa

Na sessão extraordinária da Câmara de São Roque, realizada na sexta-feira, dia 08/01,  os vereadores não aprovaram a  verba destinada as Escolas de Samba de São Roque.

Isso  fez com que o Carnaval de São Roque se tornasse incerto, já que até o fechamento desta edição, apenas a Estação Unidos da Santa Quitéria confirmou que irá desfilar na avenida são-roquense, no domingo,  dia 7 de fevereiro.

O Projeto de Lei nº 001-E, de autoria do Poder Executivo, que autorizava a Prefeitura a fornecer a subvenção de R$ 25 mil as três escolas de samba para a realização do carnaval foi rejeitado por com 7 votos contrários dos legisladores Donizete P.A.Moraes,  Etelvino Nogueira, Mauro Salvador S.Goes, Rafael Marreiro, Guto Issa, Luiz Gonzaga e Israel Francisco (Toco). A votação ocorreu durante a realização da primeira Sessão Extraordinária, realizada na Câmara Municipal na noite do dia 8.

Os vereadores que votaram contra o projeto afirmam que não tem nada contra o Carnaval, entretanto afirmam que a situação financeira do município está difícil e que a prefeitura poderia utilizar a verba que seria dada as escolas de samba em outro setor. “A prefeitura chegou a trabalhar meio período para conter gastos, fora a situação da Santa Casa que passou por grandes problemas financeiros no final do ano passado. Assim não se justifica darmos uma subvenção de 25 mil as escolas de Samba, fora o dinheiro gasto com a realização do Carnaval”, afirma o vereador Toco.

A situação foi recebida com repudio pelos membros das escolas de Samba que se encontravam na Câmara e a notícia caiu como uma bomba para o carnaval municipal. O Jornal da Economia procurou os representantes das três escolas de samba que deveriam desfilar na avenida em 2016 e o clima de revolta e incerteza é predominante. “O carnaval não começa em fevereiro é um trabalho de um ano com o qual nos dedicamos de corpo e alma, é muito triste que na reta final de nossa preparação, quando pedimos o apoio dos vereadores esta ajuda nos seja negado”, afirmou o Presidente da Estação Unidos da Santa Quitéria, Marquinhos da Fanfarra. A escola de samba foi a única que confirmou sua apresentação no carnaval e já afirmou que levará seu protesto contra a decisão dos vereadores para a avenida.

Marquinhos da Fanfarra chegou a postar um vídeo no Facebook criticando durante os vereadores onde pedia para que eles baixassem os próprios salários para também "colaborar com o município".

Até o fechamento desta edição tanto a escola Leões Unidos da 119, quanto a Corações Unidos da São João Novo ainda discutiam se  iriam se apresentar no Carnaval, entretanto ambos os seus representantes afirmaram que sem o subsídio as chances são pequenas e a qualidade do desfile ficaria comprometida. “Se entramos na avenida é para fazer bonito e buscar o título, como aconteceu no ano passado. Se for para colocar um desfile ‘meia boca’, eu prefiro que a escola não se apresente, pois isto pode denegrir nossa imagem para a população, que está acostumada com um grande desfile”, afirmou o Presidente da Leões, Joberto Alves. 

Segundo o Diretor de Turismo e Cultura de São Roque, Roque Gabriel Rodrigues, a Prefeitura não fechou seus olhos para a situação difícil pelo qual passa o município e realizou cortes de despesas para a realização do Carnaval deste ano. “Retiramos as arquibancadas e a estrutura de camarote, além de contratarmos apenas uma equipe de jurados para analisar o desfile. Assim, o nosso maior gasto seria com o som e a estrutura de alambrado”, afirma.

Uma preparação que pode nem mesmo ser usada plenamente, já que com apenas uma escola de samba confirmada, o Carnaval são-roquense resiste, mas perde muito do seu brilho.

Uma informação circulava pela cidade de que uma nova sessão Extraordinária seria realizada com um novo projeto de subvenção, entretanto, segundo a Câmara Municipal, nenhuma sessão será realizada nesta semana. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.