15/01/2016 às 11h12min - Atualizada em 15/01/2016 às 11h12min

Confira 8 dicas de como economizar na compra de material escolar

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Internet

Em cada início de ano a maioria dos pais se preocupam com os gastos na hora da compra do material escolar, ainda mais em um ano em que a economia se encontra fragilizada, o bolso apertado e a inflação em alta. Por isso o Jornal da Economia reuniu 8 dicas de como economizar na hora da compra, além de um aviso especial aos pais. Confira:

1. Reutilize
Antes de iniciar suas buscas pelo melhor preço, faça um levantamento de todo o material escolar que sobrou do ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado ou não. Você pode transformar isto em uma grande brincadeira junto de seus filhos promovendo uma “Caça aos materiais” para junto deles, saber o que poderá ser reutilizado no próximo ano.

2. Pesquise
O item principal para qualquer economia é a pesquisa.  Se você não tem tempo para ir de loja em loja atrás dos melhores preços, um bom recurso é a internet; a maioria das lojas tem sites ou páginas nas redes sociais, onde anunciam seus produtos e valores. Assim, é possível pesquisar no conforto de sua casa.

3. Compre no atacado
Lojas que vendem a atacado costumam ter preços menores que as do varejo, por isso os especialistas indicam que os pais se juntem para comprar certos itens em um grupo grande. Em alguns locais, um apontador de custa 1 real, em compras maiores passa a custar 10 centavos; por isso é recomendado conversar com outros pais para compras em conjunto.

4. Compre um mês antes
Todo ano tem “volta às aulas”. Por que não, então, comprar um mês antes? Afinal, neste período os preços dos materiais escolares aumentam e muito. Assim, os pais podem driblar este aumento se programando para comprar os materiais um pouco antes.

5. Negocie com seu filhos
A maioria das crianças desejam que seus materiais sejam daquele personagem ou artista que ele tanto ama, não é mesmo? Porém, para economizar é necessário não se deixar levar pelos desejos do filho. Assim, tenha sempre em mãos uma lista do que é realmente necessário na hora da compra. Além disso, negocie com ele/ela a compra de apenas um item do personagem e não a linha completa. Assim você também pode ensiná-los a diferença e a utilidade dos materiais, além da importância em economizar.

6. Pechinche
Pechinchar ainda funciona, e muito bem! Na hora da compra, procure o benefício por trás das formas de pagamento. Assim, negocie com o vendedor... Se for parcelar, que seja sem juros; se for à vista, tente um preço melhor ou uma porcentagem de desconto.

7. Não compre a lista completa
Muitas escolas repassam para os pais e responsáveis uma lista de materiais equivalentes ao ano letivo inteiro. Para economizar no desembolso, compre apenas o equivalente ao primeiro semestre. Isso irá ajudar na hora de se programar melhor com as finanças, ainda mais para quem tem mais de um filho matriculado em uma instituição de ensino.

Atenção: Na hora de pegar a lista de material escolar de seu filho (a), confira todos os itens, pois materiais de uso coletivo ou para a instituição não são permitidos, como produtos de higiene para a instituição ou produtos de uso coletivo como grampeadores, pincéis para quadro, entre outros. Além disso, nenhuma instituição poderá exigir determinada marca para os materiais solicitados.

Com estas dicas, esperamos que possa estar um pouco mais preparado para as compras. Encontrando melhores preços e pechinchando sempre a melhor forma de pagamento somada ao desconto. Em época de crise, é sempre bom economizar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.