18/12/2015 às 10h54min - Atualizada em 18/12/2015 às 10h54min

Transferência de alunos de Araçariguama para São Roque preocupa mães do Mombaça

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

Mães residentes do Jardim Mombaça estão preocupadas com a recente atitude da Prefeitura de Araçariguama, que pede que os alunos do bairro que estudam na cidade devem ser transferidos para escolas de São Roque. Segundo as moradoras do bairro, que faz divisa entre São Roque e Araçariguama, a decisão foi anunciada em reunião feita entre os pais dos alunos e representantes da Secretaria de Educação de Araçariguama, na Escola Municipal Ilda Vieira de Moraes, localizada no bairro, pegando a todos de surpresa no fim do ano letivo.

Em conversa com algumas das mães nos foi explicado que a ação surpreendeu, pois a grande maioria dos moradores do bairro estudaram na escola durante toda a sua vida e, na verdade, embora o bairro seja majoritariamente pertencente a São Roque, muitos dos seus moradores votam em Araçariguama e utilizam os serviços de educação e saúde oferecidos pelo município. “Todos sempre estudaram na Ilda Vieira, que é em Araçariguama. Eu mesmo estudei lá e agora meu filho também estudava. Há mais de 30 anos que os ônibus pegam as crianças aqui e as levam para estudar na cidade e agora, não pode mais?”, afirmou a dona de casa Janete Pereira da Silva.

A moradora do bairro matriculou seu filho na EMEF Leonidas Antônio de Moraes, no bairro Saboó, onde os alunos do Mombaça devem passar a estudar, e afirma que no momento não vê problemas em seu filho estudar na escola, porém se preocupa com o transporte para a instituição. Se antes os alunos tinham um transporte próprio, com dois monitores, agora as coisas podem não ser tão simples por conta da situação financeira do governo de São Roque, que recentemente tem feito cortes de despesas para conter gastos. Janete afirma que durante a visita dos pais a escola do Saboó, lhes foi prometido que os alunos teriam o mesmo tratamento que tinham na escola de Araçariguama, seja em transporte ou no sistema de ensino, mas até que as promessas se concretizem a preocupação permanece.

Entretanto, muitas mães não se mostraram dispostas a matricular seus filhos na nova escola e insistiram em matriculá-los na escola onde sempre estudaram. É o caso de Maria Aparecida, que afirma que muitas mães “sentiram-se encurraladas” com a decisão de Araçariguama, que chegou no final do ano letivo e deixou muitas mães com receio de não conseguirem matricular seus filhos em nenhuma escola caso não as matriculassem em São Roque. Entretanto, a mãe manteve-se firme e, como outras, realizou a matricula de seu filho na escola onde sempre estudou.

“Além do transporte, me preocupo com a mudança da didática que os alunos irão passar com a troca de escolas, o que sempre afeta as crianças de alguma forma, e não quero que isso prejudique meu filho. A escola Ilda Vieira sempre teve um ótimo sistema de ensino, então não vou mandar meu menino para uma escola que não conheço. Ele não irá para a escola do Saboó”, finaliza.  

A situação se mantém e gera desconforto aos moradores do bairro. “Deve-se esclarecer esta questão, se as crianças continuarão a ter acesso a todos os benefícios que eram oferecidos a elas na escola de Araçariguama, pois elas estão preocupadas com a situação dos filhos” afirmou o representante comercial Antônio Peres Belmonte, que informou nossa redação sobre o problema dos moradores do bairro.

O Jornal da Economia  entrou em contato com as prefeituras de São Roque e Araçariguama para falar sobre a situação enfrentada pelos alunos e pais do bairro Mombaça. Em nota enviada a nossa redação, o Governo de São Roque nos informou que vem discutindo com a Prefeitura de Araçariguama vem discutindo a transferência dos alunos desde setembro deste ano.

A administração são-roquense também afirma que realizou em novembro uma reunião entre os pais, juntamente com o governo de Araçariguama para discutir com os pais a situação da transferência dos alunos e que tem dado o suporte necessário a situação. “Aproximadamente 60 crianças moradoras do Mombaça encontram-se em escolas de Araçariguama. Para o ano de 2016 foi solicitado vagas para 37 alunos do ciclo II (6º ao 9º ano). Existe também uma demanda de alunos da educação infantil que deverá ser encaminhada para o início de 2016. A unidade escolar já está organizada para receber estes alunos, tanto no que diz respeito a capacidade estrutural quanto a de ensino”, afirma o governo, que afirma apenas que o transporte será fornecido de acordo com a legislação vigente embora não especifique o tipo de transporte que será utilizado para levar as crianças a escola ou o numero de monitores que acompanharão os estudantes.

Até o fechamento desta edição nossa redação não obteve resposta da Prefeitura de Araçariguama. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.