29/11/2015 às 14h18min - Atualizada em 29/11/2015 às 14h18min

Mairinque lança campanha de coleta de lixo eletrônico

Texto e imagem: Assessoria de Imprensa
Texto e imagem: Assessoria de Imprensa

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Coletivo Estação Ambiental, realizou no dia 26, o lançamento da Campanha do Lixo Eletrônico em um evento no Polo Cultural da Vila Barreto, que contou com a doação de mudas de árvores nativas, exposição do Museu do Lixo Eletrônico e inauguração do contêiner de coleta de lixo eletrônico no local.

A partir de agora todo o lixo eletrônico poderá ser descartado no Polo Cultural da Vila Barreto ou no Centro Municipal de Educação e Cultura, o Cemec, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Quem quiser mais informações, pode entrar em contato pelos telefones 4246-1359 ou no 4718-8644 ramal 8706.

A Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Alice Martinez afirma que “esse projeto é muito importante, pois retiraremos do meio ambiente esses equipamentos que podem poluir tanto o solo quanto às aguas por terem em sua composição metais pesados”.

O Prefeito Binho Merguizo ressaltou a importância dessa ação parabenizando não só o departamento, mas também todos os colaboradores e a sociedade “a Prefeitura desenvolveu o projeto, tivemos apoio de entidades e patrocínio de empresas e contamos com a população para o sucesso dessa campanha”.

O material de divulgação é patrocinado pelo Instituto Tortuga / DSM e os apoiadores da campanha são: a ONG SOS Itupararanga, sediada em Ibiúna (SP), que já possui a coleta de lixo eletrônico consolidada naquela cidade; a empresa Soldatopo Fladafi, que forneceu os contêineres de coleta; o Departamento de Cultura, que cedeu gentilmente os espaços do Polo Cultural na Vila Barreto e o Cemec, no Centro, para sediar os pontos de coleta; e a Saneaqua Mairinque e o ProBem, que realizarão ações de divulgação da campanha.

Lixo Eletrônico

É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletroeletrônicos, por estarem com defeito ou obsoletos, tais como celulares, baterias, computadores e impressoras. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental, principalmente quando não descartado em locais adequados. Com a rápida renovação da tecnologia, milhares de aparelhos são descartados diariamente, sendo que cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam funcionando.

Danos Ambientais

Os produtos eletrônicos causam graves problemas para o meio ambiente, pois consomem uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. Um único laptop, por exemplo, exige 50 mil litros de água em seu processo de fabricação.

Além disso, se considerarmos que a vida útil desses equipamentos é muito curta - a de um computador gira em torno de três anos, e a de um celular, cerca de dois anos - podemos ter dimensão da quantidade de lixo que o descarte de eletrônicos significa.

Segundo o Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), além da alta quantidade de água utilizada no processo produtivo, o lixo eletrônico contém alta concentração de metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Estes materiais, quando jogados em aterros não controlados e “lixões”, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água contaminada venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser diretamente afetado. Por isso, é necessário utilizar o tratamento adequado, para que estes resíduos não causem danos à saúde do homem e ao meio ambiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.