27/11/2015 às 10h56min - Atualizada em 27/11/2015 às 10h56min

Zona Azul Digital é implantada e causa polêmica em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Alan Vianni
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Alan Vianni

Os parquímetros digitais já foram implementados em São Roque e já é possível ver o seu funcionamento em praticamente todas as ruas da região central do município. As maquinas entraram em funcionamento na segunda-feira (23) e já começaram a dividir opiniões. 

“Para o comércio em si foi bom, pois os clientes conseguem parar no estabelecimento e fazer suas compras”, afirma a comerciante Luciane Pires Arruda. Entretanto nem tudo são flores e segundo a comerciante, ainda falta um pouco de informação para as pessoas e para os comerciantes sobre, por exemplo, como estes podem passar a vender os buttons utilizados na máquina.

Ao sair às ruas para conferir a recepção da população sobre o novo maquinário, pudemos constatar que, no geral, a população recebeu favoravelmente os novos parquímetros, principalmente por conta do aumento de vagas ocorrido após a implementação das maquinas. “Acho importante, porque aumentou o número de vagas na cidade. Mas são aparelhos tecnológicos, então acho que vai demorar um pouco para as pessoas se acostumarem”, destaca a munícipe Daniela Antunes Di Girolamo.

Entretanto, as reclamações sobre o maquinário também existem, principalmente ligados a problemas técnicos. “Você confia de colocar suas moedas no parquímetro, mas quando você vê, não dá o tempo certo” afirmou a cozinheira, Cleusa Ferreira Pinto , que alega que a máquina “engoliu” suas moedas.  O problema de Cleusa está entre os transtornos mais comuns enfrentados pela população, entretanto este empecilho pode ser causado por ações de terceiros.

Segundo o gerente da empresa Troia Park, Roberto Carlos Gomes, desde sua implementação os parquímetros têm sido alvo de vandalismo. “Nossa maior dificuldade essa semana foi realizar a manutenção nas maquinas porque algumas pessoas colocavam dejetos no local das moedas, como clips, papel e até mesmo band aid”, completou.

Pudemos acompanhar esta depredação de perto, pois enquanto conversávamos com o gerente, a dona de um estabelecimento comercial próximo  reclamou que a máquina estava “engolindo” as moedas dos seus clientes. Quando a máquina foi aberta, nos foi mostrado que havia papel no receptor de moedas.

Apesar dos problemas, Roberto fala que a recepção tem sido positiva aos parquímetros, que atualmente estão instalados em 23 ruas e devem ser ampliados para aproximadamente 30 vias municipais nos próximos meses.

Como funciona?

Os parquímetros podem ser acionados de duas maneiras. A primeira é com a utilização de moedas, que podem ser colocadas na máquina com o valor mínimo de R$ 1 (equivalente á 30 minutos) e máximo de R$ 4 (equivalente à 2h). Ao depositar a moeda, é preciso apenas apertar o botão correspondente ao número da sua vaga, que está pintada na frente de cada um dos locais de estacionamento. Com isso, o número de minutos disponíveis para o estacionamento aparecem na tela e o tempo começa a correr.

É importante dizer que, ao utilizar moedas, o motorista não recupera seu dinheiro caso tenha ficado menos tempo do que pago. Assim a utilização de um button (vendido em estabelecimentos específicos do município) se torna a prática mais econômica para o motorista pois, ao utilizar o pequeno aparelho, a pessoa paga apenas o tempo que ficou na vaga. Após estacionar utilizando o button, basta apertar o botão da vaga correspondente e inserir o button no local especifico para o aparelho até o tempo de estacionamento aparecer na tela. Nestes casos é importante lembrar de desabilitar o aparelho quando for embora do local e para isso basta inserir novamente o botão no local indicado e esperar o numero de minutos restantes sumir da tela, liberando o motorista para ir embora.

No caso de dúvida a população pode procurar as monitoras da empresa Troia Park, que se encontram em todas as ruas onde os maquinários estão espalhados. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.