20/11/2015 às 09h12min - Atualizada em 20/11/2015 às 09h12min

Santa Casa sem direito à maternidade

Da Redação: Rafael Barbosa/Gabriele Pinho - Foto: Arte JE
Da Redação: Rafael Barbosa/Gabriele Pinho - Foto: Arte JE

A Santa Casa de São Roque paralisou os serviços de maternidade realizados no hospital. A falta de pediatras obrigou a Irmandade a começar o remanejamento das pacientes gestantes da Santa Casa para outras instituições desde segunda-feira passada (9), sendo que as mulheres diagnosticadas com quadros de baixa complexidade são direcionadas para o hospital da cidade de Salto, enquanto as de alta complexidade serão encaminhadas para Itu. “As gestantes que vem para a Santa Casa são avaliadas por um obstetra e, conforme a complexidade de cada caso, a paciente é direcionada a uma das instituições”, completa.

O diretor afirma que as expectativas é que a maternidade volte ao seu atendimento nos próximos dias.  A falta de pediatras traz a tona um novo problema da instituição: a falta de confiança por parte dos médicos. A Santa Casa de São Roque tem enfrentado problemas para repor parte do seu corpo clínico e assim, retomar a todas as suas atividades após a greve médica ocorrida no hospital, que se iniciou no dia 27 de outubro e se estendeu por aproximadamente 15 dias. Segundo o Diretor de Saúde de São Roque, Sandro Rizzi, embora o Pronto Atendimento e o convênio do hospital tenham voltado a funcionar no dia 13, a Irmandade tem encontrado dificuldades em encontrar profissionais de algumas especialidades para atuarem no hospital.

Rizzi afirma que a empresa responsável pela contratação dos médicos da Santa Casa, tem encontrado dificuldade em encontrar mão de obra por conta da má fama que a instituição ganhou entre os profissionais. Inseguros, os médicos estariam exigindo o pagamento a vista pelos seus serviços, o que devido a situação financeira da irmandade não seria viável no momento.

Esta desconfiança teria ocorrido em parte por conta de constantes reclamações e acusações feitas por alguns médicos à instituição nas redes sociais. “Se você entrar no Facebook você verá comunidades médicas dizendo para não trabalhar na Santa Casa de São Roque porque ela não paga, mas quando se pesquisa, você vê que os profissionais não são desta época (da greve) e sim os que trabalhavam para a Innovaa”, afirma o médico ao se referir a antiga empresa responsável por contratar o corpo clínico da Santa Casa e que também contratou falsos médicos que atuaram no município. “Quando entramos em contato com os médicos da empresa, descobrimos que vários deles não receberam, sendo que a Santa Casa honrou seus pagamentos com a Innovaa, só que a empresa pagava com três meses de atraso, eles ficaram sem receber. Com a crise que tivemos agora esta situação ficou mais complicada, mas não são os médicos que tínhamos agora que fizeram este barulho e sim funcionários antigos”, completa Rizzi.

O Jornal da Economia espera que este problema seja resolvido pelas autoridades e que as mães são-roquenses possam ter atendimento médico digno e o direito de parir seus filhos em São Roque, na sua terra natal.

Situação da Santa Casa gera protesto

A atual situação crítica da Santa Casa de São Roque tem revoltado os moradores e, com isso, será realizado um protesto neste  sábado, dia 21, à  partir das 10h, na Praça da Matriz. Os organizadores convidam a população para juntos, mostrarem seu descontentamento com a saúde do município e solicitar melhorias imediatas, uma vez que o maior prejudicado é o cidadão são-roquense.

O ato terá concentração na Praça da Matriz, seguirá até a Praça da República e subirá a Rua Rui Barbosa. A organização solicitou apoio da Guarda Municipal com ofícios enviados à Prefeitura de São Roque e Delegacia. Enquetes serão realizadas com a população presente para saber a opinião sobre a situação atual.

“São-roquense tem que nascer em São Roque! Com o fechamento da nossa maternidade nossos filhos vão nascer onde? Sorocaba, Itu, Itapevi? Não teremos mais são-roquenses?” comenta um dos organizadores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.