10/11/2015 às 10h51min - Atualizada em 10/11/2015 às 10h51min

Vigarista tenta aplicar “Golpe da Sabesp” em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa

Um vigarista que se passava por um funcionário da Sabesp tentou aplicar um golpe na manhã desta terça-feira (10), na Rua Carmelina Crem de Aguiar, no bairro Vila Aguiar. O homem, descrito como um senhor de estatura baixa, moreno e de cabelos enrolados, abordou um morador da rua, um senhor idoso, se identificando como João e afirmando ser “Chefe da Sabesp”.

O criminoso informou que a empresa estaria fazendo um trabalho de instalação de uma nova rede de esgoto na rua e por isso, cada morador do local teria que contribuir com o valor de R$ 1.800. Desconfiado, o morador da casa pediu uma identificação que provasse que João trabalhava para a Sabesp, entretanto o homem desconversou e entrou na residência, alegando que precisava fazer “algumas análises”.

Neste momento, a filha do morador da casa, desconfiada com a invasão e o comportamento do vigarista, que chegou a citar o nome do filho do morador da casa e disse que este já estaria sabendo da situação, pediu o apoio da polícia e em seguida ligou para a Sabesp. Ao entrar em contato com a empresa, esta informou que não havia nenhuma instalação da rede de esgoto e que a cobrança seria um golpe.

Ao tomar conhecimento da situação, os moradores da casa tentaram distrair o vigarista até a chegada da polícia, mas ao notar a mudança de atitude dos residentes, o golpista rapidamente deixou a casa.

Em conversa com nossa redação, a filha do morador da residencia afirmou que ficou chocada com a ousadia do criminoso, que tentou se aproveitar da idade do seu pai para aplicar o golpe. “O que mais tem aqui no bairro são senhores de idade, que geralmente são pessoas mais influenciáveis. É preciso tomar cuidado”, completa.

Evite ser alvo deste tipo de golpe

Infelizmente, ações de vigaristas que tentam se passar por funcionários de empresas para extorquir dinheiro de suas vitimas são ações praticadas em todo o Brasil e este não é o primeiro registro deste tipo de crime em São Roque. Para se precaver, alguns cuidados são essenciais.

No caso da Sabesp, é importante ressaltar que a empresa não envia funcionários para realizar cobranças de qualquer tipo aos cidadãos que utilizam seus serviços, já que suas taxas são cobradas diretamente na conta de água. Então desconfie de qualquer pessoa que se identifique como sendo um funcionário e que peça qualquer valor em troca de um suposto serviço.

Outros cuidados também são importantes. Caso a pessoa se identifique como sendo funcionário de alguma empresa, primeiramente verifique se ela está devidamente uniformizada e, caso tenha um veículo, se este tem algum adesivo com o logo ou identificação da empresa. Sempre peça uma identificação oficial à pessoa, como um crachá ou documento, que prove que a pessoa é quem diz ser e nunca deixe que ela entre em sua residência antes de uma verificação minuciosa.

Muitos golpistas estudam o movimento da residência que pretendem abordar, para descobrir o nome dos moradores ou familiares de suas vitimas, para tentar ganhar a confiança das mesmas. Assim, mesmo que a pessoa diga que “conhece” ou que “já falou" com um parente, mesmo dizendo o nome da pessoa, não se deixe enganar, tome todas as medidas citadas acima e, na dúvida, ligue para a empresa ao qual a pessoa diz pertencer ou para a polícia em busca de orientação. Caso não saiba o número da empresa, solicite o número ao suposto funcionários, pois se ele realmente pertencer a entidade, não irá se negar em fornecer qualquer orientação.

Quando se trata de segurança, nenhum cuidado é demais.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.