09/10/2015 às 11h28min - Atualizada em 09/10/2015 às 11h28min

Importância do Enem aumenta exige mais dos alunos

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

Planejado inicialmente como uma forma de avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente uma forma de ajudar os estudantes a ingressar em uma vida acadêmica. Embora inicialmente apenas ajudasse os estudantes a pleitearem bolsas de estudos, hoje o exame é uma rota de acesso as políticas públicas de educação e com boas notas, o estudante pode entrar em instituições de ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele também é um requisito para a obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para participação no programa Ciência sem Fronteiras, além de garantir ingresso em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e também auxilia maiores de 18 anos a conseguir a certificação do ensino médio.

Com tantos benefícios, não é de se estranhar que estudantes se preparam cada vez mais para o exame, principalmente os que buscam vagas em cursos mais concorridos, como medicina. Alguns chegam mesmo a contratar a ajuda de coachs especializados, que lhes ajudem na preparação para a estrutura de estudos que o Enem exige, por ser uma avaliação diferente do vestibular. “A prova tem um molde de avaliação diferente, com um cunho social e crítico, a que os alunos não estão acostumados. Meu trabalho é ajudá-los a entender esse formato”, afirmou a psicopedagoga e orientadora educacional Isadora Jinkings, em matéria divulgada no portal Cruzeiro Brasilience.

As escolas também procuram realizar simulados para preparar seus estudantes e os simulados para o exame agora dividem espaço com as provas simuladas do vestibular. Segundo, Natália de Oliveira Pereira, estudante de 16 anos do colégio Adventista de São Roque, sua escola tem preparado os alunos para o exame e que embora a prova de conhecimentos gerais e analise de textos não seja difícil, existem fatores que elevam a sua dificuldade. “Não é uma prova difícil, mas temos aproximadamente três minutos para cada questão, o que é pouco. Gostaria que este fosse um dos fatores que fossem levados em consideração dos simulados das escolas”, completa.

Os benefícios e a concorrência do maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o exame de admissão do ensino superior chinês, pressiona os jovens e não é difícil encontrar mensagens de preocupação com a chegada do exame nas redes sócias. “Gente, por favor não falem as palavras ENEM e vestibular. Já to tendo um ataque cardíaco só de escrever aqui”, postou um jovem Mauricio Frank através de sua conta no Twitter.

Para acalmar, é melhor estar preparado para a prova, principalmente para algumas “pegadinhas” que o exame oferece. De acordo com o professor de matemática, Giuseppe Nobilioni, a regra de três é um método muito utilizado nas provas matemáticas do ENEM por ser um assunto que os alunos estão acostumados a lidar, porém ele não deve ser aplicado em todas as questões. "O problema é que muitos erram porque querem usar a regra de três em tudo e só se pode usar a regra de três quando as grandezas que estão sendo relacionadas forem grandezas proporcionais", explicou em reportagem ao Portal G1.

Outro fator importante é estar atento também as mudanças que ocorrem este ano, principalmente quanto aos horários das provas. Este ano os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília) e os candidatos devem verificar as diferenças resultantes do horário de verão. O exame será realizado em 24 e 25 de outubro, destinando seu primeiro dia para os testes de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos, enquanto no último dia os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver questões de linguagens, códigos, matemática e fazer a redação.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.