09/10/2015 às 11h24min - Atualizada em 09/10/2015 às 11h24min

Os benefícios do Ensino Lúdico

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução/Internet

Brincar faz parte da infância, e através deste exercício possibilita um repertório de desenvolvimentos, seja na esfera cognitiva, quanto na social, biológico, motor e afetiva. Além de encontrar prazer e satisfação, a criança se socializa e aprende além de poder reproduzir sua realidade através da imaginação, expressando assim suas angústias, dificuldades, que por meio das palavras seria difícil.

A “ludicidade” é um grande laboratório para o desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é através das brincadeiras que a criança descobre a si mesmo e ao outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que os pequenos possam aprender com prazer, com exercícios úteis e necessários à vida.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental. 

Ao brincar a criança também adquire a capacidade de simbolização, permitindo que ela possa vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.

No município de São Roque, na E.M.E.F. Paulo Ricardo da Silveira Santos, os professores promovem uma vez por semana, várias atividades que estimulam o desenvolvimento da criança. De acordo com Thiago Luís, que é Cuidador de Crianças na escola, este tipo de trabalho ajuda muito.

“Na escola, vejo que os professores programam muitas atividades para estimular o desenvolvimento das crianças, alguns jogos são elaborados para que eles possam se socializar, aflorar a sua imaginação, brincar de uma forma que faça ela ter uma vida saudável e feliz”, comenta Thiago.

A brincadeira é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico por estar centrado no prazer, desperta emoções e sensações de bem estar, libertar das angustias e funciona como escape para emoções negativas ajudando a criança a lidar com esses sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo.
 


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