09/10/2015 às 11h14min - Atualizada em 09/10/2015 às 11h14min

O Transporte Escolar de qualidade deixa os pais mais tranquilos

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução/Internet

O negócio de transporte escolar está relacionado à locomoção e conveniência. É uma atividade cuja demanda se baseia na dependência de locomoção de jovens e crianças e/ou na falta de tempo dos pais e responsáveis para transportá-los de casa para a escola. O transporte escolar para estudantes toma corpo em meados dos anos 1980, quando aflora de forma mais acentuada a prestação desse serviço, bem como incide também a normatização legal desta prática, que até então era prestada sem uma legislação específica que o disciplinasse.

Com a regulamentação da lei que instituiu o transporte escolar de crianças, jovens ou adultos entre suas residências e a escola, ficou mais transparente e seguro “confiar” os filhos a um transportador autônomo que tem a responsabilidade de levá-los de sua residência até a escola. Esse serviço proporciona uma maior comodidade para os pais e também para os alunos, principalmente ao considerarmos a grande quantidade de atividades que cada membro da família brasileira assume atualmente. Assim, o transporte escolar vem para suprir uma lacuna importante no convívio familiar, que é o de proporcionar maior tempo aos pais, terceirizando o serviço de transporte de seus filhos, seja para a escola regular ou para outras atividades extras, como exemplo: escola de balé, música, ginástica, escolinha de futebol, dentre outras.

De acordo com Ricardo da Silveira, 34, morador da cidade de Mairinque e pai do pequeno André de 5 anos, o serviço prestado pelo motorista do transporte escolar que ele contratou para levar seu filho até o Colégio Objetivo de São Roque, atende a normas de segurança.

“Quando o André começou a ir de van para a escola, eu procurei conhecer o serviço do motorista, analisei com outras pessoas como ele trabalhava e se já tinha acontecido alguma coisa. Muitos pais me indicaram o senhor Reginaldo, que trabalha há anos com o transporte de crianças. Então fui ver se a van para o transporte escolar atendia as especificações necessárias, e constatei, que o veículo  já possuía cadeirinhas para acomodar as crianças, também já tinham cintos de segurança especiais para as cadeiras, travas em todas as janelas, tudo para preservar a integridade de nossos filhos”, finaliza Ricardo.

José Reginaldo (mais conhecido como mineiro) trabalha há mais de 6 anos com transporte escolar, ele diz que sempre procurou trabalhar corretamente, pois existe uma grande responsabilidade em levar as crianças todos os dias para a escola.

“O trabalho que eu faço necessita muita responsabilidade, os pais confiam em mim para exercer esta função que muitas vezes eles não podem por estarem trabalhando, é um convívio diário com as crianças, que me deixa muito feliz, mas isso tem que ser dosado com muita atenção e profissionalismo, pois estou cuidando de vidas todos os dias, e os pais deles confiam em mim por isso, sou muito cuidadoso, nunca sofri um acidente ou algum problema com esses pequenos.

Os transportes escolares têm até 1º de fevereiro de 2016, para se adequarem as normas impostas pelas Comissões de Educação e de Viação e Transportes. A partir desta data, os veículos escolares serão obrigados a usar cadeirinhas para acomodar as crianças de até sete anos e meio. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.