09/10/2015 às 10h56min - Atualizada em 09/10/2015 às 10h56min

Tio China fala sobre seu trabalho com recreação e educação infantil

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Facebook
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Facebook

Completando 18 anos de trabalho com recreação, Alexandre Vaz Olímpio, mais conhecido como “Tio China”, contou ao Jornal da Economia um pouco sobre sua história, carreira e até como surgiu o apelido que traz desde menino.

“Em 1997 comecei a trabalhar em eventos com crianças nos bairros pela Prefeitura de São Roque. Assim, conheci um monitor que trabalhava no Hotel Alpino e logo comecei a trabalhar de monitor, como freelancer, aos finais de semana. Após uns dois ou três anos fui contratado como coordenador de atividades de lazer do hotel e fiquei lá, ao todo, durante oito anos”, comenta.

Segundo Alexandre, esta experiência ajudou na decisão de cursar Educação Física, o qual se formou na Universidade de Sorocaba (UNISO).

“Foram quatro anos de faculdade e, no meio deste período, comecei a trabalhar com educação infantil na escola Criart, em São Roque, e lá permaneci cerca de oito anos. Neste tempo pude perceber o quanto a recreação me ajudou nas escolas, pois se trabalha diversas atividades de coordenação motora da criança, mas tudo através de brincadeiras”, conta.

Alexandre foi mudando de escolas, trabalhando com eventos, acampamentos, festas de aniversário, confraternizações de empresas, até que há seis anos teve a idéia de abrir a empresa “Ativa – atividade e lazer”. Junto de seu irmão, começaram com a locação de brinquedos e animação em festas. O empreendimento foi dando certo e em setembro de 2012 inauguraram o espaço “Ativa Kids” no Pátio Corina, em São Roque, que além das atividades para crianças, se tornou o escritório da empresa que, neste ano (2015), completou 3 anos.

“A idéia inicial era apenas um espaço de lazer, mas hoje em dia acabou se tornando um espaço de necessidade para muitas famílias. Por exemplo, se você tem um médico e não pode levar seu filho junto, então você o deixa aqui, se divertindo”, comenta sobre a Ativa Kids.

Aos 35 anos, casado e recentemente pai de uma garotinha, Alexandre segue mais conhecido como “Tio China” do que com seu próprio nome. Questionado sobre o apelido, ele conta que este segue desde quando era criança.

“Quando garoto, cerca de 5 ou 6 anos de idade, eu jogava muito futebol e lá eu tinha um amigo apelidado de ‘Japão’, e como eu sempre tive o olho meio puxado, me apelidaram de ‘China’, e isso foi pra sempre. Na recreação de hotéis chamamos o recreador de tio, assim se formou o ‘Tio China’. Hoje, não só na recreação, mas alunos e ex-alunos da faculdade me encontram e falam ‘oi Tio China’”, conta Alexandre.

Com pós-graduação em Educação Física Escolar e mais de 20 cursos de recreação, Alexandre leciona duas matérias na pós-graduação de Ed. Física da Universidade de Sorocaba (UNISO).

“Me agrada muito trabalhar com estudantes de educação superior. Acredito que venham mais oportunidade para ajudar nessa formação de novos profissionais”, comenta.

Questionado sobre futuro da Ativa Lazer, Alexandre conta que novidades serão lançadas daqui 1 mês. Além disso, será lançado em parceria com o Quinta do Olivardo, um circuito de aventura, com três atividades, sendo 1 tirolesa, 1 parede de escalada e 8 plataformas de arvorismo; uma opção de lazer que em São Roque só existia no Ski Mountain Park.

Para conhecer a “Ativa Lazer”, a empresa está localizada no Pátio Corina, em São Roque. Aberto de segunda a quinta-feira, das 10h às 20h, sexta e sábado, das 10h às 22h e domingo e feriados, das 13h às 18h. Maiores informações ligue para (11) 4712-9058 ou acesse www.ativalazer.com.br.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.