09/10/2015 às 10h53min - Atualizada em 09/10/2015 às 10h53min

Cursinho pré-vestibular: grande passo para a universidade dos sonhos

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Facebook
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Facebook

Tanto para quem acabou de sair do ensino médio quanto quem já tem um diploma universitário e quer voltar a estudar, grande parte dos candidatos ao vestibular recorre ao cursinho como método preparatório. Este sistema se popularizou por ser livre da cobrança e provas, além de suas aulas divertidas, diferente dos típicos colégios.

Assim, para atrair alunos e ganhar sua aprovação, os cursos pré-vestibulares disponibilizam diversos formatos de curso para acomodar os perfis e necessidades dos estudantes. O modelo mais tradicional é o anual, conhecido como curso extensivo. Nele são trabalhadas as matérias do ensino médio ao longo de cerca de 10 meses, com o aprofundamento gradual dos assuntos por meio de aulas expositivas e simulados. “O extensivo é um curso de caráter universal, que prepara o aluno tanto para os principais vestibulares, como os das universidades federais, quanto para a prova do Enem”, explica Jair Corgozinho, diretor do Unimaster, em entrevista ao portal Uol.

Também existem os extensivos especiais, preparados de acordo com a área de atuação pretendida. Nesse formato, o aluno conta com a vantagem de ter mais tempo de aula dedicado às matérias relevantes para o curso desejado. Exemplo: quem se candidata a uma vaga em Medicina, aproveita a ênfase em matérias como biologia e química e os candidatos à Direito permanecem mais focados em geografia e história. Este formato auxilia quem irá prestar o vestibular em universidades que preparam suas provas de acordo com a área pretendida e também para provas de institutos como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Há também os cursos de menor duração, que são modelos mais práticos, apresentando um resumo teórico das matérias e material de exercício para que o conteúdo seja bem fixado em tempo reduzido. Muitos destes cursos são ofertados nas duas metades do ano: no primeiro semestre o curso é mais voltado para vestibulares de inverno (alguns cursos e instituições abrem seus vestibulares a cada início de semestre); já o segundo semestre o foco recai sobre as provas específicas da segunda fase dos vestibulares federais e prepara para o Enem.

Em nossa região podemos encontrar algumas escolas que oferecem o cursinho pré-vestibular, sendo ele pago ou até mesmo gratuito. Confira:

CEP-SR (Cursinho da ETEC Popular de São Roque): Criado pela ETEC de São Roque juntamente com a Prefeitura do município, este cursinho é totalmente gratuito. Para entrar, é necessário realizar uma prova. As aulas são realizadas no período da noite.
Contato: (11) 4719-1784 (atendimento das 17h às 22h)

Anglo São Roque: Duração: 10 meses com aulas no período da manhã e em 2016, também no período da noite. O colégio oferece uma prova para bolsa de descontos para o cursinho.
Contato: (11) 4784-9510

Colégio São Roque: Duração: 10 meses com aulas no período da manhã e algumas aulas de sábado. O colégio oferece uma prova para bolsa de descontos para o cursinho.
Contato: (11) 4712-6444 / 4712-1708 / 4784-1192

InterAtiva: A escola oferece o curso extensivo (10 meses) e o semi extensivo (5 meses), com aulas no período da noite ou tarde e aos sábados. Simulados e concursos de bolsas são realizados para descontos na mensalidade do cursinho.
Contato: (11) 4712-2575

CEP-MK (Cursinho da ETEC Popular de Mairinque): Criado pela ETEC de Mairinque juntamente com a Prefeitura do município, este cursinho é totalmente gratuito. Para entrar, é necessário realizar uma prova. As aulas são realizadas no período da noite.
Contato: (11) 4718-3053 / 4718-2572

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.