06/10/2015 às 11h05min - Atualizada em 06/10/2015 às 11h05min

Aplicativo auxilia mulheres a denunciar abusos no metrô

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Um novo aplicativo promete ajudar mulheres a denunciarem abusos sexuais cometidos nos metros e trens de São Paulo. O “HelpMe” (me ajude) é um dispositivo que, ao ser acionado, dispara uma sirene que chama a atenção das pessoas ao redor, enquanto manda uma mensagem com os dizeres “Estou sofrendo abuso” para os canais de denúncia do Metro e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O aplicativo também permite que um SMS seja enviado com informações sobre a linha, o sentido do trem, a próxima estação e o número do carro.

“Na ‘hora H’, pode ser difícil lembrar o número de denúncia ou ter que digitar uma mensagem. O app já a deixa pronta”, afirmou o criador do aplicativo, Renato Sanches, ao jornal Folha de São Paulo. Segundo o analista de sistemas, a sirene disparada pelo dispositivo pode chamar a atenção das pessoas ao redor e interromper o abuso.

Sanches afirmou que a idéia de criar o sistema surgiu depois de ver várias publicações de mulheres nas redes sociais, relatando abusos e manifestações nas estações. O aplicativo também permite relatar outros problemas nas linhas metropolitanas, como ar condicionado desligado, roubos e vandalismos. O criador do dispositivo afirmou que já chegou a usar o dispositivo para relatar uma briga dentro de um trem e, na próxima plataforma já havia seguranças a espera.

 O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IOS. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.