03/10/2015 às 16h15min - Atualizada em 03/10/2015 às 16h15min

Clínica da Mulher promove palestra de abertura das ações da Campanha “Outubro Rosa”, em Cotia

Texto e imagem: Assessoria de Imprensa
Texto e imagem: Assessoria de Imprensa

A Clínica da Mulher foi o local escolhido para a abertura da campanha ‘Outubro Rosa’, em Cotia. Para abordar o assunto, a Mastologista da Clínica da Mulher, Adriana Macedo, falou sobre várias etapas importantes para o diagnóstico do câncer de mama. Dentre as orientações, Adriana esclareceu sobre a importância de conhecer o próprio corpo, a conscientização e a rotina de realizar o auto exame, conhecer e identificar os sinais ou qualquer alteração da mama, procedimentos médicos na identificação e no acompanhamento e o alerta de que a melhor forma de obter êxito no tratamento é o diagnóstico precoce.

Adriana Macedo explica que o auto exame das mamas é um importante aliado na mobilização da população feminina para os cuidados com a própria saúde, mas que o mesmo não substitui o exame das mamas realizado por um profissional de saúde. No entanto, as mulheres e homens não devem esquecer que este é um primeiro procedimento que está ao alcance de todos e que muito pode auxiliar no diagnóstico de uma alteração da mama.

As mulheres devem sempre ficar atentas aos sintomas como nódulos ou espessamentos nas áreas das mamas e ou axilas, mudança no tamanho e formato das mamas, aparecimento de retrações na pele e no complexo aréolo-papilar, abaulamento ou modificações do aspecto da pele e secreções papilares espontâneas.  Estes são sintomas considerados de alerta e não necessariamente indicadores da existência do câncer. Após a identificação destes sintomas o paciente deve seguir para os exames clínicos complementares necessários para averiguar cada caso.

Além das medidas de acompanhamento esclarecidas na rotina de auto exame, adotar hábitos saudáveis é imprescindível para a promoção da saúde de forma global. Entre os cuidados, estão: evitar fumo e álcool, ter uma alimentação equilibrada, realizar atividade física regular e peso na medida certa.

Durante a apresentação, os pacientes e/ou acompanhantes esclareceram suas dúvidas como o questionamento se há câncer de mama em homens e se os mesmos devem fazer auto exame e até o exame de mamografia. A resposta é afirmativa, uma vez que há índices de homens com câncer de mama e as formas de notar as alterações da mama também podem ser identificadas com o auto exame e quando necessário com a mamografia. A mastologista Adriana afirmou que o índice de câncer de mama em homens é baixo.

Em razão das campanhas de conscientização direcionadas às mulheres, geralmente o púbico feminino é mais sensível e consciente ao risco da doença e seus possíveis sinais de alerta. Muitas vezes os homens não percebem que possuem o risco de serem afetados. Alguns homens ignoram os nódulos mamários ou pensam que são causados por uma inflamação ou algum outro motivo, e não procuram assistência médica, deixando o tumor crescer. É comum ainda entre os homens, a vergonha de comunicar que encontrou um nódulo na mama e comportamentos como este podem impedir o diagnóstico.

O Secretário da Saúde, Reinaldo de Oliveira, e a Subsecretária, Renata Yoshizumi, prestigiaram o evento e informaram que ao longo de todo o mês caracterizado como “Outubro Rosa” a rede de saúde do município intensificará as ações de prevenção e diagnóstico precoce dentro da rotina de atendimento.

Presentes na Clínica da Mulher, onde realizam o Pré Natal para a chegada da filha Ana Carolina, o casal Aquiles Bastos e Grasiella Bastos, moradores do Parque São George participaram da palestra e avaliaram o conteúdo e a linguagem utilizada na apresentação como extremamente esclarecedora.

Grasiella comentou que em sua família há histórico de câncer e antigamente não havia tanta informação como ocorre hoje. Atualmente existe este diferencial sobre a informação que chega inclusive até a população mais carente. “Esta palestra foi totalmente pertinente porque tenho um histórico de câncer na família. Minha mãe teve câncer aos 30 anos, foi diagnosticado, fez tratamento e, felizmente hoje está bem.  Atualmente o esclarecimento é muito maior e mesmo assim faz diferença receber a orientação adequada por uma profissional especialista da área sobre como realizar o auto exame e todas as informações em torno do tema”, disse Grasiella.

“A médica foi muito feliz em colocar as informações na nossa linguagem. Porque geralmente só olhamos para o câncer como aquela doença maligna mas, não temos conhecimento pra nós. Ela conseguiu com palavras simples e em nosso linguajar esclarecer vários fatores. Ela percebeu a presença de homens aqui e, também nos orientou sobre os cuidados com o câncer de mama também para homens”, falou Aquiles Bastos.

De forma descontraída, porém, com a exata preocupação que a doença exige, Aquiles declarou: "eu, por exemplo, nunca imaginei que os homens também devem apalpar a mama e que homens também tem câncer de mama. Com certeza, a partir de agora, também vou fazer meu auto exame, no momento oportuno, sozinho, porque tudo que nós queremos e realmente importa é ter saúde”. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.