26/09/2015 às 21h58min - Atualizada em 26/09/2015 às 21h58min

Dia Mundial do Coração: mudança de hábitos por uma vida saudável

Da redação Foto: Reprodução Internet
Da redação Foto: Reprodução Internet

 O Dia Mundial do Coração, ?celebrado em 29 de setembro?, ? traz como abordagem a mudança de hábitos simples na rotina diária para assegurar a saúde do coração.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ? há vários fatores de riscos que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardio vasculares. Os fatores de riscos são classificados em modificáveis e não modificáveis. Dentre os modificáveis estão: tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade física ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, presença de diabetes e alimentação inadequada.  Os fatores não modificáveis estão relacionados a hereditariedade, idade e gênero.

 

Outra característica das doenças relacionadas ao coração é que os sintomas normalmente são silenciosos em sua fase inicial e a única forma de prevenir e ou controlar é ter o acompanhamento médico.  Numa consulta de rotina o profissional médico acompanha e verifica a pressão arterial do paciente e pode solicitar sempre que necessário exames para avaliar o nível de colesterol e glicose, conferir a circunferência abdominal e o índice de massa corpórea (IMC).

 

Ainda, ? de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia?, ? mais de 300 mil mortes no Brasil são decorrentes de doenças cardiovascular e a prevenção aliada a mudança de hábitos pode garantir o controle dos fatores de risco.  O primeiro passo para a prevenção de doenças que acometem o coração é ter uma alimentação saudável, manter uma atividade física regular, reduzir e ou parar com o vício do tabaco, manter o peso ideal, conhecer e ter controle d?a? pressão, colesterol, IMC e evitar o consumo de álcool.

 

A popular “pressão alta”, ou seja, a hipertensão arterial, ? é considerada a principal vilã das milhares de mortes em todo o mundo.  Para evitar a pressão alta ou ter o controle é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos controlados e?, ? nos casos em que se faz necessário, tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme prescrição médica.

 

A Secretaria da Saúde de Cotia orienta que os pacientes façam o acompanhamento médico na unidade de referência de saúde mais próxima a sua residência.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.