25/09/2015 às 10h06min - Atualizada em 25/09/2015 às 10h06min

Projeto “Ler é uma Viagem” visita Sorocaba na próxima segunda-feira (28)

Oficinas capacitam professores da rede pública a resgatar o prazer de ler

Da redação
Da redação

O projeto de incentivo à leitura “Ler é uma Viagem” chega a Sorocaba na próxima segunda-feira, 28, com a "Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote", voltada para professores da rede pública. A iniciativa de incentivo à leitura tem patrocínio da CCR ViaOeste.

A socióloga Amanda Leal de Oliveira, responsável por ministrar o conteúdo, explica que a mediação de leitura proporciona a experiência de ler um texto das mais variadas formas: em voz alta, ao pé do ouvido, com performances teatrais, entre outras, visando sempre despertar o prazer pela leitura. A oficina estimula os participantes a experimentar a leitura integrada com outras linguagens, como a música e elementos visuais. "A mediação de leitura permite que todos usufruam do contato com o texto, mesmo aqueles que não são alfabetizados ou têm resistência aos livros tradicionais", destaca a socióloga.

A oficina é inspirada na obra “Dom Quixote de Lobato”, na qual Dona Benta reúne as crianças do Sítio do Picapau Amarelo para ouvir as histórias de Dom Quixote de La Mancha. O fidalgo acredita que os romances de cavalaria que leu são reais e decide sair pelo mundo para viver sua própria aventura. A simpática vovó incorpora em cada fala todas as emoções do guerreiro e consegue envolver tanto os personagens quando os leitores em uma atmosfera de emoção e diversão.

Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, explica que o projeto oferece novas técnicas que o professor poderá usar em sala de aula para incentivar a leitura nos seus alunos. “Por meio de uma abordagem lúdica diferenciada, o educador aprenderá novos recursos para motivar e criar nos alunos a curiosidade e a paixão pelos livros. Este é um dos caminhos mais importantes para o desenvolvimento pessoal do jovem”, destaca.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.