28/08/2015 às 10h18min - Atualizada em 28/08/2015 às 10h18min

Fumaça de fábrica prejudica moradores do bairro Santa Quitéria

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

Moradores do bairro Santa Quitéria alegam que tem passado por diversos transtornos por conta da fumaça expelida pela empresa Hospitécnica Gestão e Higienização de Têxteis, localizada no complexo Carambeí, na  Av. Brasil, n° 939.

Os moradores da região falam que há meses a chaminé da empresa, especializada em higienização de têxteis, tem expelido uma fumaça preta com um odor químico muito forte e que lembraria vagamente o de cheiro de tecido queimado. “O cheiro é fortíssimo, chega a queimar o nariz da gente”, afirmou a funcionária pública aposentada, Ivete Martins. Entretanto, este seria apenas um dos diversos problemas causados, já que além do odor os detritos provenientes da fumaça estariam poluindo a casa dos moradores.

Ao visitar a casa de Ivone da Silva Cesar, que reside há 30 anos no local, ela mostrou a nossa reportagem que seu quintal está cheio de pequenos restos de tecido, um problema que já a aflige há vários meses. “Não adianta nem limpar, que daqui a pouco está todo sujo de novo e não só aqui no quintal já que eles também entram na minha casa”. A reclamação de dona Ivone também é compartilhada por outros moradores, que além de reclamarem do cheiro, também afirmam que os vestígios da fumaça preta sujam as roupas do varal e os pisos de suas casas.

O Jornal da Economia entrou em contato com a Hospitécnica Gestão e Higienização de Têxteis, questionando a empresa sobre os problemas apresentados pelos moradores da Santa Quitéria e sobre possíveis soluções a serem tomadas.  Em nota enviada a nossa redação, a empresa afirma que apenas tomou conhecimento dos problemas apontados pela população após denúncia feita para a Prefeitura de São Roque e a Cetesb.

A empresa afirma lamentar a situação e informa que a fumaça exalada é proveniente da queima de biomassa e que não seria tóxica, seguindo a licença de operação da Cetesb. Quando questionada sobre as ações tomadas para resolver o problema, a Hospitécnica diz que já tomou as atitudes pertinentes. Para  as felpas de algodão, foi instalado um coletor  que recolhe o detrito dentro do galpão para o descarte correto.  Quanto à fumaça de cor escura e com cheiro, foi instalado um filtro multiciclone e um sistema de lavador de gases na caldeira da firma.  “Pedimos desculpas à população de São Roque pelos problemas causados. Eles não se repetirão”, completa a diretoria da empresa”.

O Jornal da Economia continuará a acompanhar o caso, para saber se os problemas apontados pelos moradores do bairro foram resolvidos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.