28/08/2015 às 09h29min - Atualizada em 28/08/2015 às 09h29min

Historiador cria arquivo histórico digital de São Roque

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Divulgação
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Divulgação

São Roque acaba de se tornar a primeira cidade do interior paulista a ganhar um arquivo histórico digital. Isto graças ao jovem Arthur Lovisolo, que com 25 anos é historiador e desenvolvedor web formado pela Universidade de São Paulo (USP), e acaba de lançar o site “Arquivo Histórico Digital de São Roque” (www.arquivosaoroque.com.br). O projeto foi beneficiado pela Lei de incentivo à Cultura nº 4.084, da Prefeitura de São Roque, por meio do Edital nº 01/2014 do Fundo Municipal de Cultura e, em parceria com a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal, está digitalizando os acervos públicos e privados do município, que contém documentos de valor histórico, como fotografias de época, livros administrativos, documentos oficiais, material cartográfico, gravuras, jornais e revistas, teses e dissertações, gravações em áudio e vídeo, entre outros. O projeto é pioneiro e um dos únicos no Brasil, que pode ser acessado também em celular e tablets.

Segundo o historiador, este projeto teve início em 2013, quando iniciou suas pesquisas sobre a história da cidade, entrando em contato com a Câmara Municipal para ter acesso aos documentos do século XIX.

 “Na época, realizei a digitalização de alguns livros que eram interessantes para minha pesquisa, principalmente aqueles relacionados às leis da cidade e à escravidão. O embrião do projeto já estava lá, pois minha intenção era mesmo disponibilizar os documentos gratuitamente em uma plataforma virtual. Com a publicação do Edital nº 01/2014 do Fundo Municipal de Cultura vi a possibilidade concreta de realização do projeto e logo fiz a inscrição. Após a aprovação, foram quase oito meses de trabalho até o seu lançamento”, comenta Arthur.

A digitalização dos documentos históricos tem como objetivo contribuir para a preservação da história e da memória do município, protegendo o patrimônio arquivístico e disponibilizando-o gratuitamente para fins de pesquisa, pedagógicos e de produção científica.

 “Se pensamos no futuro, não podemos deixar de lado a tecnologia. Ela está cada vez mais inserida em nosso cotidiano. Quem não tem hoje um smartphone com acesso à Internet? As novas gerações já estão formando suas consciências e identidades com forte influência da tecnologia. E é fundamental que a cultura também faça parte deste processo, e não apenas o entretenimento. Por isso luto e continuarei lutando pela democratização da informação e da cultura na Internet” finaliza o historiador.

Se você possui fotografias antigas referentes ao município de São Roque e gostaria de participar e colaborar com o projeto, digitalize-as utilizando um escâner comum (mesa ou portátil) ou uma câmera fotográfica digital. Envie os arquivos finais em formato digital (JPG, PNG ou TIFF) com suas respectivas descrições e seu nome completo para o email [email protected]. Assim você terá um acervo pessoal com seu nome disponível gratuitamente na Internet. Para saber mais visite e conheça o site!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.