09/08/2013 às 11h17min - Atualizada em 09/08/2013 às 11h17min

Entrevista com o advogado Dr. Luiz Pires Moraes Neto

O dia do advogado é comemorado no próximo domingo, dia 11. Entrevistamos o advogado Dr. Luiz Moraes para conhecer um pouco mais sobre a profissão

Um advogado é um profissional liberal, com bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.

O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

Para homenagear este tão importante cargo, foi decretado o dia do advogado, comemorado no dia 11 de agosto. Como todos sabem, esta data está chegando e o Jornal da Economia ouviu um dos advogados da nossa região, com a intenção de conhecer um pouco mais sobre a vida desses profissionais.

Entrevistamos o Dr. Luiz Pires Moraes Neto, que trabalha como advogado criminalista, e nasceu justamente no dia do advogado. A entrevista você confere a seguir.

Jornal da Economia: Como você se tornou advogado?

Dr. Luiz: Na verdade eu nasci advogado. Desde criança eu sempre acompanhei meu velho pai que exerce a mais de cinqüenta anos a profissão. Desde meus sete anos eu já ia para o escritório dele e já namorava os livros de direito. Com o passar dos anos, essa identificação com o Direito se tornou mais forte. Aos 18 anos eu já tinha mais do que certeza do que queria, e ingressei na faculdade, me tornando advogado em 2001. Foi a realização de um sonho de criança. Inclusive eu nasci no dia do advogado, sou do dia 11 de agosto.

Jornal da Economia: Quais as maiores dificuldades e desafios desta profissão?

Dr. Luiz: Primeiramente que o Direito não é uma ciência exata. A dificuldade maior é que o Direito é muito subjetivo. Então depende muito do entendimento de cada pessoa, de cada jurista, de cada juiz, de cada autoridade policial, de cada promotor.  Depende de um estudo muito grande para se atingir um conceito correto do que é o Direito e das matérias do Direito. Em especial na minha profissão, eu que sou um advogado criminalista, uma grande dificuldade é a incompreensão e o preconceito da sociedade. Quando na verdade o criminalista deveria ser adorado pela sociedade. Pois eu, assim como outros criminalistas, defendo todos os direitos do cidadão justo e não defendo o bandido. Mas às vezes nós temos uma dificuldade para ser compreendido. Fora isso, os demais desafios são os de mercado de trabalho. É um mercado muito complicado e atualmente existem muitos advogados no Brasil.

Jornal da Economia: Quais as vantagens de ser um advogado?

Dr. Luiz: A primeira vantagem é que você conhece todos os seus direitos e deveres. Então dificilmente um advogado é ludibriado, dificilmente um advogado é enganado. Além disso, o advogado coloca em prática aquela frase que diz: “o seu direito acaba quando começa o do outro”. Fora isso, apenas o fato deu ser um advogado já é uma vantagem pra mim. Pois eu tenho muito orgulho de ser advogado, assim como eu sei que qualquer advogado também deve sentir esse orgulho.

Jornal da Economia: Qual a característica principal que uma pessoa deve ter para exercer a profissão de advogado?

Dr. Luiz: Perseverança. É a palavra que eu acho que define um advogado de sucesso. Perseverança, crença, nunca desistir de seus ideais, sempre lutar pelos direitos. E quando o direito conflitar com a justiça, sempre devemos fazer a justiça.

Jornal da Economia: Qual mensagem você deixaria para seus colegas de profissão?

Dr. Luiz: Atualmente está faltando muita união. A nossa classe tem que ser mais unida para que nossos direitos, não só de advogados, mas de cidadãos, sejam mais respeitados. Para por ordem na política, na economia, na desigualdade social, na educação e na saúde. Então acho que se a classe fosse mais unida, a gente poderia conseguir isso. Então eu peço mais união da classe, para que os direitos sejam realmente defendidos e exercidos.

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto, pois neste dia, em 1827 foram criados os dois primeiros cursos de Direito no país, um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.