21/08/2015 às 09h18min - Atualizada em 21/08/2015 às 09h18min

Fé e religiosidade marcam procissões das Festas de Agosto em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto Rafael Barbosa

As tradicionais procissões em louvor a Nossa Senhora da Assunção e São Roque marcaram com religiosidade e fé os últimos dias das Festas de Agosto 2015. Todos os anos estes eventos trazem milhares de pessoas, entre turistas e membros da população do município, que vão à Praça da Matriz para acompanhar a saída dos andores, demonstrando sua fé e agradecendo pelas graças recebidas.

Segundo José Carlos Dias Bastos, o Zé do Nino, um dos responsáveis pela organização das Festas de Agosto, as procissões geralmente encerram as festividades religiosas, uma forma de homenagem aos santos, onde a população mostra sua fé, carinho e religiosidade. “A procissão é um ato de demonstração de fé em louvor ao seu santo padroeiro e aqui em São Roque não é diferente. Nossa festa traz um algo a mais, por sua tradição que remota a própria fundação da nossa cidade”, afirma Zé do Nino.

Contando com a participação de 37 bairros de São Roque, que trouxeram ao evento as imagens de seus santos padroeiros, a procissão de Nossa Senhora ganhou as ruas no dia 15 de agosto. Partindo da Igreja Matriz, o andor, que tradicionalmente é levado apenas por mulheres vestidas de branco, seguiu pelas principais ruas centrais da cidade, acompanhada por diversas pessoas que entoavam orações e vivas à santa.

No dia 16, último dia das festas, os preparativos para a realização da procissão de São Roque se iniciaram logo cedo, com a elaboração dos tradicionais tapetes de serragem, que marcam o trajeto que será seguido pelos fiéis. A tradição remete aos países europeus católicos todos os anos, não faltam pessoas que queiram participar deste evento. “Participo porque acho importante ajudar na preparação dos tapetes e incentivar também os mais jovens a fazer o mesmo”, disse o estudante Leonardo Gonzales Victor.

O clima de religiosidade permeia todo este dia, onde também é realizada uma missa campal na Praça da Matriz, que contou com a participação de diversos fieis.

Às cinco horas da tarde, o andor de Nossa Senhora de Assunção deixou a Igreja Matriz, porém a comoção das pessoas ao verem a imagem do padroeiro da cidade deixando o interior da igreja foi gigantesca. A imagem, levada por dezenas de pessoas, que se aglomeravam pela oportunidade de dividir o peso da fé com os outros companheiros, percorreu as ruas enfeitadas pelos tapetes, seguindo o mesmo trajeto da peregrinação realizada no dia anterior, sempre acompanhada de orações e louvores de “Viva São Roque”. “Como toda tradição é um costume que perdura e que envolve as pessoas, principalmente o são - roquense”, afirmou a professora Nicole Vieira da Silva.

Ao chegar novamente a praça, principalmente os que transportavam o andor, choravam ao final da cerimônia. Os Festeiros, responsáveis pela organização das festas também se emocionaram ao falar para a população no dia que marcou o último dia das Festas de Agosto. “Assumir a função de Festeiro, é como decidir ter um filho, pois sabemos que não iremos criá-lo para nós e sim para mundo. Nós sabíamos desde o início que não criávamos uma festa para nós e sim para toda a população”, discursou Ester Maria do Prado, ao falar com a população.

Após o final da procissão o padre Daniel Balzan anunciou os Festeiros 2016. Os casais Vasco Trestini Neto e Maria de Lourdes Martos Martins Trestini e Carlos Antonio Vilhena e Ana Maria Cerioni Souto Vilhena serão os responsáveis pela organização das Festas de Agosto 2016 e ao falarem com exclusividade ao Jornal da Economia comentaram que é uma grande honra assumir esta função e que esperam atender as expectativas da população. “É uma emoção muito grande, pois somos são-roquenses e amamos esta cidade”, completa Carlos Antônio Vilhena.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.