18/08/2015 às 10h10min - Atualizada em 18/08/2015 às 10h10min

Hábitos simples que ajudam a ter boa memória

Fonte: Exame
Fonte: Exame

A correria do dia a dia, o estresse e até alguns hábitos não muito saudáveis de alimentação podem prejudicar a memória. 

Algumas mudanças simples no estilo de vida, no entanto, podem ajudar a fortalecer e preservar o cérebro.

“A memória é a identidade que uma pessoa carrega sobre si e sobre sua percepção da vida", explica a doutora Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel, centro médico de longevidade e SPA, do Rio Grande do Sul.

Veja 8 dicas simples para exercitar o cérebro, segundo especialistas do Kurotel.

Priorize a qualidade de vida

Priorizar a qualidade de vida, com a prática de exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento, sono com qualidade e uma dieta balanceada, rica em alimentos que contenham vitaminas do complexo B e vitamina D, também ajudam a ter boa memória.

Controle suas emoções

Saber controlar as emoções também é um ótimo exercício para a memória. “Gerencie suas emoções. Trabalhe a confiança e a motivação”.

Leia

Além de adquirir mais cultura e ter a possibilidade de conhecer novas histórias, a leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Fazer resumos do que você lê e ter como hobby palavras cruzadas também vão ajudar a fortalecer seu cérebro. 

Medite

A mente precisa de estimulo, mas precisa também de momentos de relaxamento e contato com a introspecção. Segundo o Kurotel, a meditação tem se mostrado um instrumento muito importante para a melhora da concentração, memorização e sensação de bem-estar.

Equilibre seu tempo

Ter o controle do seu tempo e saber dividi-lo adequadamente entre trabalho e vida pessoal também é um excelente aliado para a boa memória. 

Evite remédios,bebidas alcoólicas e cigarro

Ainda de acordo com o Kurotel, evitar o uso de medicações sem recomendação médica, além debebida alcoólica com frequência e o cigarro também ajudam a preservar a memória.

Crie estratégias

De acordo com especialistas do Kurotel, criar estratégias de memória de armazenamento pode ajudar a preservar a memória. Uma boa dica é associar imagens em torno de conteúdo que você quer armazenar. 

Mantenha projetos

Outro hábito simples que pode ajudar no fortalecimento da memória é planejar e executar novos projetos de vida. “Faça mudanças em suas rotinas automáticas”, explica o Kurotel.

Fotos: Reprodução/ThinkStock


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.