14/08/2015 às 13h31min - Atualizada em 14/08/2015 às 13h31min

Voluntariado: a fé e as barracas das Festas de Agosto

Da Redação: Alan Vianni - Fotos: Alan Vianni
Da Redação: Alan Vianni - Fotos: Alan Vianni

As tradicionais barracas das “Festas de Agosto”, que fazem parte da comemoração do aniversário de São Roque, com 16 dias de festa na região central, trazem muitas historias, elas são instaladas no entorno da Praça da Matriz.

As barracas foram produzidas pela Soldatopo Fladafi Containers, empresa especializada na fabricação e aluguel de módulos adaptáveis e flexíveis para atender as mais variadas necessidades dos festeiros. Segundo a empresa, este ano as barracas trazem novidades em segurança, como portas com abertura para fora para facilitar a saída em caso de incêndio e luzes de segurança.

O trabalho de muitas destas barracas é feito de forma voluntária, realizado por pessoas que muitas vezes vem de longe para ajudar. O dinheiro arrecadado é sempre revertido em fundos para instituições de caridade ou religiosas. Este é o caso de Greghory Kalebe de 21 anos, da cidade de Itanhaem, no litoral de São Paulo, que trabalha na barraca da Associação de Deficientes Auditivos de São Roque (ADAS). “Na minha cidade não tem muito emprego, então eu saio com eles nos trechos das festas para conseguir uma renda maior, e a satisfação de estar ajudando pessoas que precisam, não tem preço”, comenta Kalebe.

Com este trabalho de fé e dedicação, as instituições muitas vezes encontram uma fonte de renda a mais para que continuem seu trabalho. Quando questionada sobre a verba arrecadada nas barracas, Lilian Gonçalves diz que todo dinheiro é revertido. “A nossa luta é para ajudar as pessoas que precisam, toda verba arrecadada com as vendas na barraca é destinada a ADAS.

A religiosidade é um dos pontos mais fortes das Festas de Agosto, as barracas organizadas por instituições religiosas não poderiam faltar. A Irmã Catarina, do Convento Mãe do Santíssimo Sacramento, de São Roque, ajuda a barraca das freiras com lanches vegetarianos e encontra neste trabalho uma forma de auxiliar sua instituição. “Todo nosso trabalho e renda são revertidos para o nosso convento, nós recebemos muita ajuda de voluntários que nos auxiliam na preparação dos lanches, na organização e limpeza das barracas”, comenta Catarina.

Perguntada sobre o sentimento de participar das festas de agosto, a freira foi muito calorosa. “Todos os anos nos unimos para ajudar nas festividades do município, o envolvimento da população é muito bonito, todos se ajudam, todos se conhecem, da muita alegria em participar desta festa”, finaliza a freira.

As barracas irão ficar abertas até o dia 16 de agosto, trazendo muitas opções em gastronomia a população. Os interessados em ajudar as barracas das instituições beneficentes ou religiosas podem procurar os responsáveis pelas barracas ou as próprias instituições, para que possam ajudar nos próximos anos.

(Barraca do Convento Mãe do Santíssimo Sacramento)

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.