14/08/2015 às 09h58min - Atualizada em 14/08/2015 às 09h58min

Festas de Agosto: uma tradição centenária

Da Redação: Gabriele Pinho - Fotos: Divulgação
Da Redação: Gabriele Pinho - Fotos: Divulgação

Muitos participam das festividades que comemoram o aniversário de São Roque, mas poucos conhecem a história deste evento que, em 2015, brinda os 358 anos do município, regado de shows durante todos os dias de festa, barracas de doces, salgados, bebidas e jogos, além de vários eventos religiosos. Assim, o Jornal da Economia juntou alguns fatos importantes e diversas fotos para relembrar esta tradição centenária de dedicação, fé e devoção ao nosso padroeiro e ao nosso município. Confira!

Em 1923, houve a Entrada dos Carros de Lenha, precedida de carroções com carne que seria distribuída aos pobres e lenhas que seriam doadas à igreja. Já em 1924, com a Revolução, a festa não ocorreu em agosto, mas no mês de novembro mesmo com dificuldades financeiras.

Em 1934 a igreja recebeu a imagem do padroeiro que até hoje permanece no nicho principal da Matriz. Em 1935 iniciava-se a construção da nova igreja Matriz, assim o dinheiro arrecadado nos festejos era direcionado para os custos das obras.

Em 1957, a cidade completava 300 anos. Para comemorações do "III Centenário", as festas de Agosto foram organizadas por uma comissão de ex-festeiros. Já se ouvia o som dos novos sinos da Matriz, inaugurados no mês de janeiro, de 1959.

Em 1963, um parque de diversão foi montado no Largo dos Mendes. Em 1975 foi confeccionado o primeiro tapete ornamental, pela família de Vasco Baroni, na Rua Rui Barbosa. Os tapetes se tornaram uma arte que virou cartão postal na cidade.

Em 1977, a cidade de São Roque completava 320 anos. Em 1991, se quebrou uma tradição: o andor com a imagem de Nossa Senhora foi conduzido por rapazes (pela primeira vez, homens carregaram o andor da Virgem). E a imagem de São Roque, teve seu andor pela primeira vez adornado com flores de cor azul.

Nos anos que se seguiram, até os dias de hoje foram realizados shows, desfiles com Carros de Lenha, bailes, jantares, Novenas no Morro do Cruzeiro, entre outras atividades para a população e turistas.

Confira algumas fotos especiais em nossa galeria abaixo:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.