04/08/2013 às 16h12min - Atualizada em 04/08/2013 às 16h12min

Tradicional Entrada dos Carros de Lenha oficializa início das Festas de Agosto

A festa aconteceu durante o domingo, dia 4, com grande animação, folclores, músicas, danças típicas e muito vinho

A tão esperada e tradicional Entrada dos Carros de Lenha, que oficializa o início das Festas de Agosto de São Roque, aconteceu durante o domingo, dia 4, com grande animação, folclores, músicas, danças típicas e muito vinho.

A festa lembra o tempo em que fazendeiros e empresários da região faziam uma grande doação de lenhas para que a igreja pudesse custear as celebrações de aniversário da cidade. O tempo passou, o fogão a lenha parou de ser usado, mas ainda assim a tradição continua forte na cidade. Um número surpreendente de caminhões carregados com lenhas esteve presente no evento para realizar a doação para igreja, ajudando assim, toda a comunidade paroquial São-roquense.

“É uma tradição muito importante para a cidade, pois além de ser uma festa proveitosa, ela ainda atrai muitos turistas, ajudando na economia de São Roque”, afirma Suelen Pedreiro, que todo ano comparece no evento. Quem também participa anualmente é o Luís Fernando Piccirilo, que mora em São Roque há 42 anos e diz que a celebração já faz parte de sua família. “Em 2003, meu filho participou como festeirinho, mas antes disso a gente sempre esteve presente com o pessoal”, explica Luís.

Grupos de dança e apresentações folclóricas também participaram do desfile junto aos carros de lenha. Entre eles estava o Grupo de Dança Brasitale, que apresentou para o público a “Quadrilha Nordestina”. O desfile iniciou sem atrasos, às 11h00min, em frente ao Colégio Objetivo de São Roque. Os carros subiram a Rua Tiradentes, contornaram pela Rui Barbosa e finalizaram descendo pela Rua Marechal Deodoro da Fonseca, para chegar ao destino, a Igreja Matriz de São Roque. Um caminhão especial do Sindicato das Indústrias do Vinho de São Roque (Sindusvinho), também marcou presença, distribuindo para as pessoas a bebida mais tradicional da cidade.

As surpresas ficaram por conta dos festeirinhos, que desfilaram em um carro especial com o tema “Sítio do Pica-pau Amarelo”, e também pela homenagem feita ao Zé do Nino, cidadão reconhecido em São Roque por todo o seu trabalho durante as festas da cidade. Cada criança estava fantasiada de um personagem do folclore de Monteiro Lobato. Já Zé do Nino, um dos organizadores do desfile, ficou sabendo que seria homenageado minutos antes do início do evento, e ganhou um belo carro alegórico preparado para ele.

Ao final, quando os carros passavam pela Igreja da Matriz, os participantes recebiam uma lembrancinha dos Festeiros das Festas de Agosto 2013 e a benção dos padres. “Ocorreu tudo tranquilo como havíamos previsto, espero que todos tenham gostado bastante, pois esta é uma festa do povo. Em nome de todos os festeiros eu agradeço a presença da população e deixo o convite para as procissões nos dias 15 e 16 de Agosto”, conta Janice Fonseca, festeira 2013.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.