14/07/2015 às 10h04min - Atualizada em 14/07/2015 às 10h04min

Minuta da lei do Plano Diretor de Cotia já está disponível para a população

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução/Internet
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução/Internet

Na manhã de quarta-feira, 8 de julho, as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente e Agropecuária apresentaram a minuta da lei do Plano Diretor Municipal, documento que pauta as possíveis alterações geradas pelo processo de revisão, iniciado em 2014. As mudanças foram propostas através de encontros com a população e pretendem identificar problemas atuais para que sejam tratados e melhorados nos próximos anos.

O Plano Diretor é uma ferramenta fundamental de desenvolvimento municipal e planejamento territorial. É ele que define o crescimento ordenado de uma cidade, que deve ser baseado em quatro pilares: social, cultural, econômico e ambiental. Cotia criou o seu Plano Diretor em 2007 e agora passa pelo processo de revisão, levantando junto aos moradores as novas diretrizes como alternativas às demandas geradas pelo crescimento da região.

Além do texto, mais de 20 mapas ajudaram a construir um raio-x do município que será usado como base para as próximas discussões nas audiências públicas. As reuniões acontecerão em Caucaia do Alto, Caputera, Centro de Cotia e Granja Viana. O calendário será divulgado em breve. 

O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Folha, falou sobre o papel que o legislativo exerce neste processo. “É importante que os vereadores conheçam o Plano Diretor e entendam suas alterações. Com as informações colhidas nas audiências, o texto será encaminhado para a aprovação da Câmara, então precisamos estar preparados para discutir”, afirmou.

Em sua fala, Onofre Ferreira, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, apontou a importância de fazer alterações eficazes e que melhorarão o funcionamento da cidade. “ O processo de revisão deve ser bem conduzido para que atenda às necessidades da nossa população. Começamos com as reuniões preparatórias e, de lá pra cá, ouvimos a população dentro dos seus bairros, conhecendo especificamente o que cada um deles precisa. O trabalho foi bastante democrático e isso foi uma determinação do prefeito Carlão Camargo. Esse é um grande passo para ter um cidade como queremos”, disse.

Responsável pela pasta de Meio Ambiente, a secretária Patrícia Machado reforçou que os bairros ou entidades que desejarem uma explicação detalhada sobre a revisão e sobre as mudanças podem agendar junto à secretaria uma nova apresentação.

O prefeito Carlão Camargo, por sua vez, destacou: “Estamos passando por um momento bastante significativo. O Plano Diretor é essencial para uma cidade e nos mostra alternativas para construir um futuro melhor. E o trabalho continua. É extremamente importante que a população continue participando das audiências. As equipes estarão abertas, até setembro, para receber sugestões, críticas e dúvidas dos moradores de Cotia. Essa é uma forma de oferecer a todos o acesso a infraestrutura pública”.  

É importante ressaltar que a participação da popular garante a efetividade do Plano Diretor Municipal. Qualquer cidadão pode comparecer aos próximos encontros ou protocolar sugestões, que serão encaminhadas e discutidas pela Prefeitura.

Fique atento e ajude a Prefeitura de Cotia a pensar em soluções para uma cidade cada vez melhor!

Vale destacar que todo o material resultante da revisão, inclusive os mapas, estão disponíveis no site da prefeitura (cotia.sp.gov.br), na página do Plano Diretor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.