13/07/2015 às 10h28min - Atualizada em 13/07/2015 às 10h28min

Especialista fala sobre custos de manutenção das linhas para Projeto Trem Turístico

- Foto: Vander Luiz
- Foto: Vander Luiz

Em entrevista cedida ao jornalista Vander Luiz, o especialista em locomotivas, Fábio Barbosa, falou sobre os custos de manutenção das linhas que seriam utilizadas pelas Marias-Fumaça de São Roque no Projeto Trem Turístico.

O foco da entrevista foi o depoimento do Vereador Rodrigo Nunes, que afirmou que o valor de manutenção das linhas poderia custar de dois a três milhões de reais por quilometro. Segundo Fábio, um engenheiro da CPTM citou este custo para linhas que operam com trens de passageiros e que circulam com velocidade de até 90 quilômetros por hora. O especialista afirma que a manutenção dos trilhos será custeada pela ALL, antiga responsável pelo trecho, ou pela própria CPTM. “Seria para a troca de trilhos, dormentes, drenagem, vias áreas para atingir o padrão CPTM. Essa é uma responsabilidade da concessionária e da CPTM sem custo para a Prefeitura de São Roque”, explicou.

O especialista ainda comenta que as duas empresas iniciarão a inspeção do trecho entre Amador Bueno (Itapevi) – São Roque nesta segunda-feira. “O importante é que a CPTM está retomando o trecho e que ALL cumpra o dever de contrato de recuperação do trecho e que a linha passe a ser utilizada exclusivamente para o turismo entre São Roque e Mairinque”.

Fernando conhece o Projeto Trem Turístico intimamente, pois acompanha o seu processo de implantação desde o seu início. O especialista também é o responsável pelo funcionamento periódico das Marias-Fumaça, instaladas atualmente da Estação Ferroviária de Mairinque, trabalho necessário para evitar problemas na caldeira dos maquinários. A entrevista completa pode ser acompanhada na integra através do blog do jornalista (link abaixo).

Matérias sobre o assunto:

Trem turístico não custará milhões a São Roque, diz especialista

Manutenção de linhas ferroviárias para Trem Turístico podem ter orçamento milionário


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.