03/07/2015 às 15h49min - Atualizada em 03/07/2015 às 15h49min

Blogueiras do interior de SP viram fenômeno nas redes com até um milhão de acessos no Youtube

Matéria:Ela Moda - Foto: Reprodução/Internet
Matéria:Ela Moda - Foto: Reprodução/Internet

SÃO PAULO - Nos tempos virtuais, elas mostram que para ditar moda não é preciso estar próxima de um grande centro como São Paulo ou Rio. Mariah Bernardes Maia e Mariana Saad são do interior de São Paulo e um verdadeiro fenômeno nas redes sociais. Mariah tem 29 anos, mora em Araçatuba, dá dicas de moda e lifestyle. Tem, até esta terça-feira, 407 mil seguidores no Instagram e seu blog é acessado por mais de 50 mil pessoas por dia. Mariana tem apenas 20 anos. Sua quantidade de seguidores no Instagram é quase sete vezes maior do que o número de habitantes da pequena Jales, a cidade a 540 km de São Paulo onde ela nasceu. São 327 mil seguidores contra 48 mil habitantes de Jales. O canal de Mariana no YouTube, em que dá dicas de maquiagem, chega a ter um milhão de acessos por post.

— Acho que isso de ser do interior nos traz uma coisa mais simples, caseira, de quem entende a essência da coisa, sabe? Acho que ajuda a nos relacionar melhor com a audiência — diz Mariana, filha de uma fisioterapeuta e um dentista que, ao contrário de muitas blogueiras de moda de sucesso, “não tinha acesso a grifes caras e nem a viagens internacionais”. — Sou de classe média mesmo.

E, para uma menina de classe média de 20 anos, Mariana já foi bem longe: comprou recentemente, com o dinheiro dela, um apartamento em São Paulo, porque é mais fácil para os negócios viver na capital.

— Mas volto sempre a Jales, é lá que eu descanso — conta Mariana, que filma e edita sozinha seus vídeos de maquiagem e, por isso, “trabalha 14 horas por dia”.

A vida das blogueiras é assim: muitas horas de trabalho. Sem falar em eventos e viagens.

— Hoje nossa forma de divulgar moda mudou muito. Essas meninas dão um retorno muito rápido, nossos clientes sempre miram nelas — diz uma assessora de imprensa do ramo.

Mariana e Mariah, por exemplo, contam com ajuda externa — da F*Hits, da empresária Alice Ferraz – para agenciar suas carreiras. A empresa prepara contratos publicitários, de eventos, e leva as meninas para as semanas de moda. Mariah, que começou com o blog “por diversão” para ajudar a divulgar a multimarcas da sogra, em Araçatuba, é frequentadora assídua das semanas de moda de Paris. E vai começar praticamente todo o circuito europeu ainda este ano, capitaneada pela F*Hits. Leva sempre a tiracolo seu fotógrafo oficial, de Ribeirão Preto, “porque não dá para fazer bem tudo”.

Ao contrário de Mariana, que veio para São Paulo, Mariah não deixa Araçatuba, a 470 km da capital, por nada .

— É para a minha vida aqui, em família, para as lojas da cidade, para a minha dermatologista, que eu volto sempre em busca de paz — diz Mariah, que faz sucesso postando “sempre sobre o que gosto e as coisas boas da vida”.

As duas não revelam quanto faturam, mas é bastante.

Sabe-se que anúncios nos sites de blogueiras com grande quantidade de seguidores chegam a custar R$ 20 mil — um post no Instagram chega a R$ 5 mil. Aparição em eventos? R$ 15 mil.

Uma blogueira mais inciante no ramo — mas com algo em torno de 20 mil seguidores - já cobra em torno de R$ 300 por um banner no blog e R$ 3 mil por um anúncio.

Carola Duarte tem 37 anos e está ganhando fama em Ribeirão Preto. Ex-professora primária e uma “mulher de muita fé”, sonhava em se casar em grande estilo, mas não tinha muitos recursos. Em 2010, pegando referências para a festa, montou um blog dedicado ao dia a dia das noivas. Começou a ser procurada por vários prestadores de serviços — fotógrafo, bufê, estilista — que lhe ofereceram permutas em troca de posts.

— Casei em grande estilo e, pelas minhas contas, economizei uns R$ 80 mil. Vi ali uma possibilidade de negócio — conta Carola, que largou de vez o ensino para se dedicar à moda, “e hoje vive disso”.

Entre seus clientes, o badalado shopping Iguatemi de Ribeirão Preto, que Carola frequenta quase todos os dias, anunciando as promoções e comparecendo aos eventos. Tem 28 mil seguidores no Instagram, número que aumenta numa escala de mil seguidores por semana.

— As pessoas me reconhecem na rua, pedem para tirar foto. Estou aproveitando esse momento.

 



Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/moda/blogueiras-do-interior-de-sp-viram-fenomeno-nas-redes-com-ate-um-milhao-de-acessos-no-youtube-16604187#ixzz3er84hBfH 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.