03/07/2015 às 12h00min - Atualizada em 03/07/2015 às 12h00min

Câmara forma CAR para investigar situação de estacionamento próximo a shopping

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A Câmara dos Vereadores formou uma Comissão para Assuntos Relevantes (CAR) com o objetivo de investigar a real situação envolvendo a propriedade em frente ao Shopping São Roque, área adquirida pelo empresário Julio Di Girolamo, em 2014. A ação é decorrente da aprovação por unanimidade do Projeto de Resoluçãon° 16-L, do Vereador Guto Issa, ocorrido durante a 25º Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal, na noite de segunda-feira, dia 29.

A CAR será presidida pelo autor do Projeto de Resolução, Guto Issa e contará também com a participação dos legisladores, Adenilson Correia e Donizete P.A. Moraes, com o previsão de 90 dias, embora este prazo possa ser estendido. A comissão irá estudar o histórico da área, junto a Prefeitura de São Roque, de forma a descobrir quais partes da mesma seriam privadas ou públicas.

A situação da área em frente ao shopping se tornou uma grande polêmica quando a mesma foi comprada em setembro de 2014. Na época, o shopping ocupou a área, alegando que exercia direitos sobre a mesma, porém após poucos dias, foi obrigada a deixar o local iniciando uma batalha judicial pela posse do terreno que ainda perdura.

Entretanto a situação sobre o real proprietário do terreno se mostra muito mais complexa, pois segundo os vereadores, hoje o terreno contaria com três certidões diferentes, fornecidas nesta e na administração anterior, cada uma contendo dados discrepantes sobre a mesma propriedade. A disparidade das propriedades teria até mesmo induzido a Câmara a cometer um erro, através de dois projetos aprovados pela casa de leis, que disponibilizam a área como uma praça pública e outra que dá a denominação de uma rua a via paralela ao terreno.

 O Vereador Guto Issa também foi autor de denominação da rua, afirmando que a rua data de 1920, e que teria 110 m de comprimento por 14 metros de largura. Segundo o vereador a rua localizada ao lado do terreno comprado pelo empresário hoje teria pouco mais de três metros, pois o comprador teria avançado com as demarcações sobre a mesma, uma infração que contaria com o aval da prefeitura. “A Prefeitura de São Roque vem se posicionando no Ministério Público a favor do empresário e contra o munícipe”.

Segundo o Vereador Guto Issa todos os envolvidos no caso serão chamados para prestar esclarecimentos sobre o caso, como o senhor Julio Di Girolamo, representantes do Shopping, de comércios locais e da empresa Light (antiga proprietária do terreno), além dos funcionários responsáveis pelas certidões dos terrenos. “Temos várias controvérsias importantes para o município ocorrendo naquele local, que afetam os comerciantes da área e os motoristas que transitam pelo local”, afirmou o legislador Guto.

A investigação da CAR se torna importante por diversos motivos e o principal deles é a purar a realidade de uma situação que afetou não apenas o comercio do local, mas a própria população. Recentemente o ponto do ônibus do local foi removido para um para a poucos metros de distância, que segundo os legisladores, traz riscos por se localizar perigosamente na rua. A patrulha da GCM também foi retirada do local, interrompendo uma patrulha de segurança importante naquela região. “Não sou contra o empresário que comprou o terreno. Na verdade sou até à favor que se faça algo benéfico com o local. Mas não posso concordar com o este empresário em retirar o ponto de ônibus e mexer com a rua do local, que foi o que causou esta polêmica toda”, afirmou o Vereador Toco ao discutir o projeto da CAR.

As investigações também devem ser pertinentes ao processo pela posse da propriedade que hoje corre na justiça entre o senhor Julio Di Girolamo e o Shopping de São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.