29/06/2015 às 10h23min - Atualizada em 29/06/2015 às 10h23min

Falece José Polaino o “homem do torrone”

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Vander Luiz
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Vander Luiz

Morreu no último sábado, dia 20, o comerciante José Gomes Polaino, de 66 anos que era muito conhecido nas Festas de Agosto da cidade de São Roque, por vender seus famosos torrones.

O “homem do torrone” como era conhecido entre os festeiros, tinha sua barraca na Praça da Matriz do município. Os torrones são uma tradição da família do comerciante que começou há mais de 70 anos com seu avô.

O jornalista Vander Luiz fez uma publicação em seu site contando a trajetória e algumas histórias de José Polaino, confira alguns trechos da matéria.

“A festa de São Roque será menos doce a partir de 2015. Morreu em Sorocaba na madrugada de 20 de junho José Gomes Polaino, 66 anos. Garanto que poucos sanroquenses sabiam o seu nome, mas todo sanroquense sabe que ele era o “homem do torrone”.”

“Todo ano ele estava ali com a sua barraca na Praça da Matriz quase na esquina com a Avenida Tiradentes. E foi assim por muitos anos, uma tradição familiar de mais de setenta anos que começou com o avô, passou para o pai Zezé, chegou até ele e que infelizmente não terá continuidade. O filho Celso (36 anos) é advogado, esteve várias vezes nas Festas de Agosto acompanhando o pai, mas tem a sua vida profissional. A esposa Vilma Gomes também ajudou o marido em vários anos.”

“O irmão dele [Pedro] fazia torrone em menor quantidade e vendia aqui em Sorocaba, mas ele faleceu no final do ano passado. Em seis meses morreram os dois irmãos”, conta dona Vilma. Nas últimas semanas, José passou a ter dificuldades para respirar e ficou internado por oito dias.

“Além de São Roque, o famoso torrone caseiro era vendido na Festa Junina de Votorantim e na festa de Aparecidinha em Sorocaba (segundo domingo de julho). Eram três eventos seguidos para o qual eram preparados centenas de quilos do doce.”

Confira a matéria completa de José Gomes Polaino o “homem do torrone” na página do jornalista Vander Luiz. http://www.vanderluiz.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.