29/06/2015 às 10h02min - Atualizada em 29/06/2015 às 10h02min

Dia do Bombeiro é comemorado em 2 de julho

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Divulgação
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Divulgação

No próximo dia 2 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro, umas das profissões mais antigas e perigosas praticada pelo homem, e que transforma meros desconhecidos em verdadeiros heróis.

Uma das primeiras organizações de combate ao fogo de que se tem notícia foi criada na Roma antiga. Júlio César Augusto, que se tornou Imperador de Roma em 27 A.C, formou um grupo chamado "Vigiles". Esses grupos patrulhavam as ruas para impedir incêndios e também para policiar a cidade, através de patrulhas e vigilantes contra incêndios.

Neste período da história, o fogo era um problema para os Vigíles que contavam com métodos precários para a extinção das chamas. Uma das normas mais antigas de proteção contra incêndios foi promulgada em Oxford, Inglaterra, estabelecendo um toque de alerta, a partir do qual se deviam apagar todos os incêndios que estivessem ocorrendo naquele momento.

 Em 1666 em Londres na Inglaterra, um incêndio destruiu grande parte da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Antes do incêndio, Londres não tinha um sistema organizado de proteção contra o fogo, após o incêndio, as companhias de seguro da cidade começaram a formar brigadas particulares para proteger a propriedade de seus clientes.

Na mesma época também eram organizados nas comunidades do estado de Massachusetts, EUA, sistemas de defesa contra o fogo, com exigências que em cada casa houvesse disponível cinco latas, (tipo balde), em caso de incêndio era dado alarme através dos sinos das igrejas e os moradores passavam então a organizarem-se em grandes filas, desde o manancial de água mais próximo até o local do incêndio, passando as latas de mão em mão.

Mais tarde os americanos fundaram a Organização dos Departamentos Profissionais Contra Incêndio, tendo registro em 1ºde Abril de 1853, em Cinccinati, Ohio. Era uma organização profissional de bombeiros que contava com bombas a vapor em veículos tracionados por cavalos. As primeiras escolas de bombeiro surgiram em 1889, em Boston, e depois de algumas décadas em Nova York. Na época da Primeira e Segunda Guerra Mundial, os Corpos de Bombeiros encontravam-se estruturados e atuavam em sistemas de dois turnos, muitas vezes seguiam trabalhando para amenizar a destruição provocada por bombardeios, com jornada de até 24 horas. Embora o Corpo de Bombeiros tenha a imagem tradicionalmente associada ao combate a incêndios, há muito tempo essa atividade deixou de ser sua única missão. Desde a década de trinta o Corpo de Bombeiros executa uma ampla variedade de atendimentos especializados, dentre eles, serviço de guarda vidas, combate a incêndios florestais, salvamento aquático, resgate em altura e serviço de atendimento pré-hospitalar.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.