29/05/2015 às 11h17min - Atualizada em 29/05/2015 às 11h17min

Reforma não é sinônimo de mudança

Fonte: Blog Casa Show - Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Blog Casa Show - Foto: Reprodução / Internet

Para muitas pessoas, reformar é sinônimo de bagunça, poeira, barulho, entulho e muita dor de cabeça, não é mesmo? E os transtornos ainda aumentam quando a obra é feita com os moradores dentro de casa. Nesse caso, a rotina é inevitavelmente afetada e o estresse pode pegar os membros da família de jeito. Melhor se prevenir, não concorda? Assim, se você está pensando em reformar sem sair da residência, confira agora mesmo nossas dicas e adote alguns cuidados para minimizar os inconvenientes e tornar esse processo bem mais tranquilo. Então vamos lá?

Converse com os profissionais envolvidos na reforma e os informe sobre os horários da família. Desse modo será possível montar um cronograma adequado à rotina dos moradores. Isso não vai acabar completamente com o incômodo, pois as obras inevitavelmente afetam o andamento da casa, mas a precaução certamente fará com que a reforma atrapalhe menos.

Não basta simplesmente contratar mão de obra qualificada. Se você pretende fazer uma reforma morando na casa, é importante optar por profissionais caprichosos, cuidadosos e organizados. Peça referências prévias, procurando saber se o trabalhador ou a equipe costuma deixar a área de trabalho bagunçada demais. Além disso, solicite a retirada do lixo acumulado a cada final de jornada, de modo a deixar o ambiente minimamente habitável para receber a família.

Antes de iniciar a quebradeira, retire os objetos do cômodo a ser reformado e, se possível, coloque as miudezas em caixas etiquetadas. Assim vai ficar mais fácil organizar o ambiente após toda a reforma. Esse cuidado também impede que artigos mais frágeis e menores fiquem perdidos ou acabem se quebrando. Já os itens maiores podem, sim, ser mantidos no espaço, mas devem ser cobertos com papelão e lona para evitar danos.

Um dos procedimentos que gera mais bagunça e incômodo em uma obra é quebrar o piso. Para minimizar esse transtorno, vale a pena apostar no assentamento de piso sobre piso, técnica feita com a chamada argamassa cola. Outra boa opção para evitar o caos é investir nos pisos laminados e nos vinílicos, que não produzem barulho ou sujeira excessiva em sua instalação.

Se você quer fugir do cheiro de tinta e da sujeira provocada pela preparação das paredes e pela pintura em si, que tal substituir a pintura pelo papel de parede? Além de ser uma opção bonita e com um ótimo custo-benefício para renovar os ambientes, a aplicação do papel é prática, rápida e infinitamente mais limpa do que a pintura.

Mesmo com todos esses cuidados, lembre-se de que imprevistos sempre podem acontecer. Assim, conte com esses contratempos e trabalhe sua paciência, pois reformas com surpresinhas envolvem atrasos, gastos não programados, quebradeiras extras e retrabalho. É claro que, com um bom planejamento, imprevistos podem ser minimizados, mas se eles ocorrerem, o segredo é ter jogo de cintura para lidar o mais tranquilamente possível com as consequências.

Veja mais matérias sobre construção no portal CasaShow (http://blog.casashow.com.br)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.