23/05/2015 às 14h12min - Atualizada em 23/05/2015 às 14h12min

Ibiúna realizará mutirão de exames Papanicolau

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução / Internet
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução / Internet

A Secretaria Municipal de Saúde vai promover mutirão de Papanicolau. A ação acontece amanhã (23/5), das 8h às 15h, no Centro de Saúde “DR. Arcy Bandeira”, localizado na Avenida São Sebastião, 369 - Centro.

O exame é gratuito, simples e rápido. Deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, principalmente mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Para ser atendida, não é preciso encaminhamento ou agendamento, basta se dirigir ao Centro de Saúde na data citada acima, portando RG, CPF e Cartão do SUS. 

Para fazer o exame é necessário que a mulher realize algumas preparações antes do procedimento, como: tomar banho normalmente, porém, evitar duchas vaginais, relação sexual, medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais por dois dias antes do exame.

Após a realização do exame, a mulher pode voltar às atividades normais. A Secretaria de Saúde informa que a ideia é conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para prevenir e combater o câncer de colo do útero, além de viabilizar o exame às mulheres que não conseguem realizar a prevenção durante os dias úteis.

Sobre a doença

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. No mundo, ocupa o segundo lugar no “ranking” dos cânceres femininos, só perdendo para neoplasia mamária. No Brasil está em terceiro lugar, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer em 2014, perdendo para mama, intestino (colón e reto), com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano. A mortalidade pode chegar a 5 casos em 100.000 ao ano. Portanto, a prevenção é fundamental para combater a doença, e realizar o exame de papanicolau é a melhor maneira de identificá-la em seu início, quando pode ser tratada com alta porcentagem de cura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.