22/05/2015 às 11h11min - Atualizada em 22/05/2015 às 11h11min

Santa Casa São Roque orienta que junto com as temperaturas mais baixas chegam também a gripe e as alergias.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

baixas chegam também a gripe e as alergias.

É notório, as vitrines das lojas são modificadas, as vestimentas das pessoas mudam, as campanhas beneficentes em prol da arrecadação de agasalhos se intensificam, enfim, o inverno se aproxima.

Os problemas de saúde também são característicos nesta época do ano, muito particularmente a gripe, os resfriados e as alergias, isto porque, com o clima seco e frio, o organismo humano fica mais suscetível às doenças respiratórias.

Embora semelhantes, gripes e resfriados diferem pelo vírus causador e também por alguns sintomas. Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza e seus subtipos, o resfriado pode ser causado por diversos vírus diferentes como o Parainfluenza, Rinovírus e o Adenovírus.

Quanto aos sintomas, o resfriado não costuma causar febre, já a gripe pode causar febre acima dos 38 graus Celsius, principalmente em crianças. A gripe também provoca uma prostração com dor de cabeça e dor nos músculos e articulações.

Pessoas alérgicas também ficam mais expostas nesta época do ano, principalmente porque o clima seco favorece a poluição do ar e também  pela maior exposição às doenças virais comuns deste clima. Em crianças, entre um e cinco anos de idade, por exemplo, as viroses são as principais causas do aumento dos sintomas das alergias.

Segundo especialistas, crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas, não devem ser expostas a aglomerações, como em shoppings e transportes coletivos. A higienização correta das mãos é um ato simples que colabora para a prevenção de doenças respiratórias. Lavar as mãos antes de comer pode evitar a contaminação por vírus e bactérias nocivos à saúde.

O importante nesta época do ano é se prevenir destes males com atitudes simples como evitar aglomerações e locais fechados, realizar a correta higienização do corpo e das mãos, em especial antes das refeições. Evitar locais propícios para a proliferação de ácaros e hidratar as narinas com soro fisiológico.

O consumo de líquidos com vitamina C, caso a pessoa não possua nenhuma restrição a líquidos e a esta vitamina, também é fator preventivo contra estes males, uma vez que a vitamina C tem a capacidade de fortalecer os glóbulos brancos responsáveis por combater agentes infecciosos no organismo.

A Santa Casa São Roque aposta na prevenção para este inverno, mas também está atenta ao eventual aumento sazonal em decorrência dos males do inverno.

A equipe da Santa Casa Saúde, o braço privado da instituição, tem realizado campanhas de vacinação interna em empresas para a imunização dos funcionários contra a gripe. Até o momento, cerca de 10 empresas contrataram o serviço em cidades como Araçariguama, Sorocaba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

A campanha contempla o teste de glicemia capilar, a aferição da pressão arterial e a vacina contra a gripe. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4712 4066.

( Equipe de Efermagem)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.