25/04/2015 às 16h24min - Atualizada em 25/04/2015 às 16h24min

Terremoto no Nepal e na India mata milhares de pessoas

Texto: da redação com informações do Portal G1 - foto: Portal G1
Texto: da redação com informações do Portal G1 - foto: Portal G1

Um forte terremoto ocorrido neste sábado, dia 25, no Nepal e na India deixou milhares de mortos nos dois países, segundo informações do portal G1. O número de mortos chegou a 1.170, informou o porta-voz da polícia do Nepal, Kamal Singh Bam, à agência de notícias France Press. Já a agência de notícias Reuters fala em 1.341 mortos, segundo um porta-voz da polícia. Desses, mais de 630 foram mortos no Vale de Katmandu e pelo menos 300 na capital do país. O número de feridos nos dois países ainda não foi divulgado.

Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento, porém autoridades temem que o número de mortos suba ainda mais conforme as buscas continuem. 

"Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinana a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Délim, segundo informações do site G1.

Os tremores também foram sentidos no Tibete, Paquistão, em Bangladesh e no Monte Everest, segundo a BBC. Pelo menos 11 pessoas teriam morrido na China em consequência do terremoto, segundo a agência de notícias EFE.
Segundo o Itamaraty, a comunicação com as autoridades no Nepal está muito ruim, mas até o momento não há informações de brasileiros mortos ou feridos. Uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis e nas comunidades brasileiras para saber se precisam de ajuda.

O forte tremor também desencadeou uma avalanche no Monte Everest. Segundo uma autoridade do Ministério de Turismo local, são ao menos 10 mortos. O alpinista romeno Alex Gavan disse no Twitter que havia muitas pessoas na montanha na hora da avalanche.
O montanhista cearense que está no Monte Everest, Rosier Alexandre, ligou para a família por volta das 7h30 da manhã deste sábado (25), após o terremoto. O montanhista conversou com a mulher e disse que está bem.
"Ele falou muito rapidamente, disse que está bem, mas não sabe como está a via de escalada", disse Danúbia Saraiva, mulher de Alexandre. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.