24/04/2015 às 10h37min - Atualizada em 24/04/2015 às 10h37min

Romaria dos Cavaleiros de São Jorge completa 86 anos de tradição

Da Redação: Gabriele Pinho - Fotos: Arquivo JE/Romaria 2014
Da Redação: Gabriele Pinho - Fotos: Arquivo JE/Romaria 2014

No próximo dia 30 de abril a Romaria dos Cavaleiros de São Jorge, que segue de São Roque à Pirapora do Bom Jesus, completará 86 anos de tradição. Sendo um dos maiores eventos do município, a Romaria faz parte do calendário cultural da cidade e foi considerado durante a Sessão da Câmara Municipal, no dia 13 de abril, de Utilidade  Pública pela Lei 4.396 de 07/04/15, além de receber Subvenção Financeira da Prefeitura para sua realização, conforme o Projeto de lei 42/15 de 09/04/15.

 “Romaria é uma peregrinação religiosa, feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou até mesmo por devoção. Ao contrário do que muitos pensam, a conhecida ‘Romaria de São Roque’ é um evento civil e religioso, antecipadamente preparado pela Comissão Organizadora que providencia todo o necessário para o evento. Desde carros de apoio e água à veterinários, ferreiros, almoço, banheiros, caminhão de limpeza, ambulâncias, etc. Vale lembrar e ressaltar que são considerados Romeiros, aquele que estão entre a primeira e a última bandeira, e que a Romaria se divide em duas etapas, a primeira se inicia no dia 30, com a saída de São Roque pela manhã e se encerra após a benção e acolhida pelo Padre em Pirapora. Já o segundo dia, 01, se inicia com uma missa em Pirapora e em seguida a volta dos Romeiros para São Roque, no mesmo dia o evento é encerrado com a benção e acolhida pelo Padre na Praça da Matriz. Portanto a Romaria se resume em um evento civil, religioso e de famílias, que oferece total apoio, segurança e organização aos participantes e suas montarias”, explica Giuliano Ferrero, integrante da Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge.

O evento, que além de arrecadar doações para diversas instituições de caridade da região, também dará auxílio na construção da Igreja de São Jorge, em São Roque. “Esta Igreja terá 500m² e será a terceira do estado de São Paulo e a décima sexta no Brasil! Nosso Santo Guerreiro merece este reconhecimento e nada melhor do que construir ‘sua casa’ na cidade que o acolhe e o homenageia há 86 anos!”, finaliza Giuliano.

Confira a programação da 86ª Romaria dos Cavaleiros de São Jorge:

Dia 30/04 – Saída
06h00 – Alvorada
08h30 – Café da Manhã
09h30 – Saída dos Cavaleiros, que estarão reunidos em frente à Brasital (portão de cima). Entrada pela Avenida Aracaí, passando pela Praça da Matriz para receber a benção dos Romeiros.
13h30 às 14h30 – Almoço no Campo do Ronda
18h00 – Entrada da Romaria em Pirapora e benção dos romeiros
21h00 – Show com o cantor Lucas Bettar 

Dia 01/05 – Retorno à São Roque
09h00 – Missa dos Romeiros na Igreja de Pirapora do Bom Jesus com participação do Coral de São Roque.
11h00 – Saída de Pirapora da 1ª Bandeira
12h00 – Saída da Bandeira da Culatra
13h00 às 14h30 – Almoço no Campo da Ronda
19h00 – Entrada da Romaria em São Roque com a benção dos romeiros 

Avisos Importantes:
- Não será permitido, entre a primeira Bandeira e a Bandeira da Culatra, veículos e motos
- Em todo o trajeto haverá policiamento para manter a ordem
- O almoço será cobrado e servido na praça de alimentação no Campo do Ronda
- Deverão participar da Romaria, animais sadios e preparados para cavalgada
- Para a segurança dos Romeiros, o trajeto de ida e volta será pela Estrada do Farolete
- As flâmulas serão vendidas ou trocadas por um litro de leite que serão doados às Instituições Filantrópicas

O evento tem apoio da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Prefeitura de Araçariguama, Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus e da Polícia Militar, Policia Civil, Guarda Civil Municipal e Ambulâncias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.