17/04/2015 às 09h46min - Atualizada em 17/04/2015 às 09h46min

Escolas estaduais da região de São Roque ficam em primeiro lugar segundo IDESP

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução

As escolas estaduais da região de São Roque foram classificadas em primeiro lugar de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP). O apontador foi criado em 2007 com o intuito de estabelecer metas que as escolas devem alcançar a cada ano e hoje é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista.

Dentre as 91 diretorias de ensino pertencentes ao estado de São Paulo, as escolas da região foram classificadas em primeiro lugar no Ciclo Fundamental I (até o 5° ano) e com o nono lugar no Ensino Fundamental II (até o 9° ano) e Ensino Médio. A diretoria da região abrange cidades como São Roque, Mairinque, Araçariguama e Alumínio.

“Conseguimos este resultado graças a colaboração de toda a equipe que compõe a diretoria de Ensino, da equipe regional até os times escolares. Estas equipes estavam prontas para abraçar a causa do bom ensino e assim temos trabalhado com tranqüilidade, pois estamos semeando em solo fértil”, completa a Dirigente da Regional de Ensino da Região de São Roque, Maria Zilda Cesarotto.

Segundo a diretora, o ensino no estado de São Paulo tem avançado com os anos, mas pode evoluir muito mais com a implantação de ações especificas, como um currículo educacional mais focado.

As redes de ensino regionais têm se destacado principalmente por conta de iniciativas como o Projeto Ame + Animais, criado há 10 meses e que visa a conscientização dos alunos para com os diretos dos animais. Com a ação, cada disciplina aborda o tema dentro de sua própria esfera, resultando em uma série de trabalhos e palestras sobre o tema, muitas delas ministradas pelos próprios alunos. Recentemente a iniciativa resultou na produção de uma revista em quadrinhos que narra histórias escritas pelos próprios alunos. “Nosso objetivo é despertar no aluno o sentimento de compaixão, de se colocar no lugar do outro, para que ele possa se tornar uma pessoa mais solidária, o que vem de encontro ao nosso objetivo, de formar cidadãos socialmente atuantes”, afirma Maria Zilda.

O destaque na avaliação do IDESP é uma grande conquista para a rede de ensino da região, que avança a passos largos. “Isto mostra que a educação pública pode ter qualidade se houver engajamento e seriedade. Este é um resultado inspirador não apenas para as outras delegacias estaduais de ensino, mas também para nossa rede municipal, que está muito aquém do esperado neste quesito”, afirmou o Vereador Guto Issa, um dos padrinhos do Projeto Ame+ Animais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.