15/04/2015 às 14h58min - Atualizada em 15/04/2015 às 14h58min

Projeto sorocabano de economia de água mobiliza mais de 100 mil pessoas em campanha do Grupo JBS

Criada pela Atua Agência no início do ano, ferramenta digital revela um diagnóstico preciso dos hábitos de consumo diários das pessoas

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Um projeto criado pela Atua Agência, de Sorocaba (SP), pretende minimizar os efeitos da crise hídrica que está dando o que falar em todo o País. Trata-se de uma velha aliada das contas domésticas: uma calculadora. Só que com a modernidade do recurso digital.

Neste caso, o objetivo é ajudar as pessoas a calcular a média diária de consumo de água e identificar exatamente onde estão os excessos. E dá para conhecer o resultado na hora. Após preencher um formulário com dez perguntas simples – como o tempo debaixo do chuveiro durante o banho ou o modo como se lava as louças no dia a dia –, o usuário conhece imediatamente qual o gasto médio diário de água em sua residência.

O projeto foi criado em fevereiro inicialmente para uma campanha publicitária do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte (MG). Acabou mobilizando milhares de pessoas, entre funcionários e alunos da instituição, e chamou tanto a atenção que em março foi parar em uma reportagem de capa da revista Veja Minas Gerais, com link de acesso para a calculadora digital.

Com a visibilidade alcançada, despertou o interesse da Diretoria de Sustentabilidade do Grupo JBS, dono de reconhecidas marcas como a Friboi, Swift, Seara, Rezende, Doriana e outras. A companhia adotou a ferramenta em uma campanha que, por sua vez, também mobilizou milhares de pessoas no Brasil todo.

Alexandre Yorikuni Kavati,  especialista de Sustentabilidade da JBS

De acordo com Alexandre Yorikuni Kavati, especialista de Sustentabilidade da JBS, foram realizados inúmeros testes e pesquisas até a definição de uma ferramenta de cálculo de água (focada no uso domiciliar) que mais se adequasse às necessidades da campanha.

“Precisávamos de um questionário simples e que pudesse ser respondido com rapidez. E o projeto desenvolvido pela Atua Agência foi o que melhor atendeu nossa expectativa. Além disso, outros pontos que chamaram a atenção na ferramenta foram as perguntas objetivas e facilmente aplicáveis no dia a dia das pessoas, cujas respostas foram baseadas na definição da ONU para as médias de consumo diário de água”, explica Alexandre.

Realizada pela Diretoria de Sustentabilidade da JBS de 22 a 30 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a campanha contou com o apoio da área de Comunicação Interna do Grupo e teve ações focadas tanto no público interno, visando atingir os mais de 116 mil colaboradores da companhia, quanto no público externo, por meio da divulgação do Facebook da JBS.

“Em ambas as campanhas, a interação gerada pelo uso da ferramenta foi um ponto chave para relacionar as dicas de economia ao consumo real de água calculado, contribuindo para a conscientização e a mudança de hábito”, explica.

De acordo com Carlos Bonassi, diretor estratégico da Atua Agência, toda contribuição em favor do meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas é sempre positiva, ainda mais quando se trata de um motivo tão sério.

Carlos Bonassi, diretor estratégico da Atua Agência

“Fiquei muito contente com o resultado do trabalho, que também atestou que é sempre possível superar expectativas e alcançar uma projeção maior nas ações por meio da inovação tecnológica. E isso só tem sido possível porque temos uma estrutura que alia os recursos dos mais diversos segmentos da comunicação à área digital. Dessa forma, temos mais flexibilidade parar propor diferentes soluções aos clientes e ampliar o impacto das ações de publicidade nas tecnologias digitais, que têm sido o foco do nosso trabalho neste momento”, diz Carlos.


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