13/04/2015 às 10h00min - Atualizada em 13/04/2015 às 10h00min

Após cinco dias sem chuva nível do Sistema Cantareira se mantém

Fonte: G1 / São Paulo - Foto: Reprodução / Internet
Fonte: G1 / São Paulo - Foto: Reprodução / Internet

O nível de água do Sistema Cantareira se manteve estável nesta segunda-feira, dia 13 em 19,9% da capacidade, segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Trata-se do quinto dia seguido em que não há registro de chuva nas represas que abastecem 5,6 milhões de pessoas na região metropolitana. O nível de 19,9% não sofre alterações há três dias.

Considerando a nova medição, que leva em conta o volume morto no volume total, o nível do Cantareira é de 15,4%, mesmo índice também registrado no sábado.

A situação do abastecimento de água em São Paulo ainda é crítica, já que apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada.

De acordo com a Sabesp, a chuva acumulada no sistema em abril é de 11,2 mm, o equivalente a 12,4% do total esperado para o mês, que é de 89,8 mm.

O Cantareira foi o único sistema a se manter estável nesta segunda. O Sistema Rio Claro ganhou 0,1 ponto percentual e agora opera com 45,5%. Os sistemas Alto Tietê, Alto Cotia, Guarapiranga e Rio Grande perderam água.

Novo método

A Sabesp passou a divulgar em março duas formas de medição do nível de água armazenado no Sistema Cantareira.

A publicação do novo gráfico foi feita após recomendação do Ministério Público (MP), que pediu mais detalhes da situação do manancial com o uso de duas cotas do volume morto desde 2014.

Até então, a Sabesp não inseria no cálculo a quantidade de litros acrescentada pelas reservas técnicas (182,5 bilhões de litros do volume morto 1 e 105 bilhões de litros do volume morto 2) autorizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

A conta para chegar ao índice do nível do reservatório só considerava o volume útil do sistema, que é de 982 bilhões de litros.

Para dar "mais transparência às informações", segundo nota oficial, a Sabesp apresentará também um gráfico considerando o volume útil e o volume morto, especificando o volume total do sistema para cada situação.

A companhia informou, por meio da assessoria de imprensa, que apesar da divulgação de dois gráficos, o índice oficial para série histórica será o mesmo de antes e que o volume de água disponível para a população não sofreu alteração. As duas formas de medição podem ser encontradas na página na internet da Sabesp.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.