08/04/2015 às 14h59min - Atualizada em 08/04/2015 às 14h59min

Circuito Indie exibirá o premiado ‘Apenas o Vento’ no Sesc Sorocaba

Filme retrata dificuldades de famílias ciganas vítimas de perseguição em uma aldeia húngara

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Dando continuidade ao Circuito Indie Festival, o Sesc Sorocaba exibirá no dia 14 de abril, terça-feira, às 20h, o filme “Apenas o Vento”. Durante este mês, o festival apresentará filmes contemporâneos e independentes de destaque.

“Apenas o Vento” (2012), com direção de Benedek Fliegauf, tem seu enredo ambientado em uma aldeia húngara. Lá, as notícias sobre o assassinato de famílias pobres de origem cigana se espalham rapidamente, mas ninguém se manifesta sobre a possível identidade dos assassinos e os crimes parecem ter motivação racial.

A personagem Mari mora com seu pai inválido e os dois filhos em um barraco, localizado em um bosque fora da cidade. Ela faz malabarismos com seus dois empregos e tenta manter sua rotina em meio à ameaça de violência. Mari representa um olhar desiludido, enquanto que sua filha Anna reflete a conformação de uma geração sem perspectivas de futuro. O caçula Rió é o único que mantém a esperança de dias melhores.

A película tem como modelo a ficção documental, um estilo de filmografia que está em alta no Leste Europeu. A obra faz alusão a crimes reais que aconteceram na região contra a comunidade cigana em 2008 e 2009. O filme provoca a reflexão sobre o impacto do respeito, ou a falta dele, em vidas de diversas famílias.

“Apenas o Vento” é o quinta longa-metragem de Benedek Fliegauf, e foi consagrado no Festival de Berlim (Alemanha), em 2012, com o Grande Prêmio do Júri, o Urso de Prata, além de ter conquistado o Prémio Amnistia Internacional (Portugal).

Circuito Indie Festival

Criado em Belo Horizonte em 2001, desde 2007 o Indie Festival é realizado também em São Paulo, no CineSesc. A proposta é apresentar ao espectador novos diretores e criar um espaço de ressonância para o cinema contemporâneo, o intercâmbio de ideias, estilos e modos diversos do fazer cinematográfico independente (indie) internacional.

O Circuito Indie Festival expande suas atividades para além do seu período e locais regulares e leva sua programação para espaços descentralizados nas unidades do Sesc São Paulo, na capital e no interior. São exibidos oito filmes que foram destaque do Indie em suas últimas três edições.

Serviço:

Exibição do filme “Apenas o Vento”

(Direção: Benedek Fliegauf. 86 min., 2012, Hungria.)

Dia 14/4, terça-feira, às 20h.

Local: Sesc Sorocaba, teatro, rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade

Classificação: 14 anos

Valor: gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência)

275 lugares

Mais informações:

(15) 3332-9933 ou www.sescsp.org.br/sorocaba


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.