08/04/2015 às 13h12min - Atualizada em 08/04/2015 às 13h12min

Votorantim Metais – CBA investe em projetos sociais no município de Alumínio

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação

A Votorantim Metais - CBA acredita que, para a perenidade de suas operações, é preciso que empresa e comunidade se desenvolvam conjuntamente. Por essa razão, investe em iniciativas com foco na atuação responsável, um dos pilares de gestão do negócio. Em parceria com o Instituto Votorantim - braço social do Grupo Votorantim que dá as diretrizes para Investimento Social - a Unidade de Alumínio apresenta seu portfólio de projetos apoiados para o ano de 2015 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local, seguindo essas premissas.

“Queremos nos consolidar como uma empresa de mineração e metalurgia rentável, competitiva e pautada em boas práticas. Apoiar o desenvolvimento local, a educação, e preservar o meio ambiente são princípios que vêm ao encontro desse objetivo e que fazem parte do cotidiano da companhia”, destaca a gerente geral de Desenvolvimento Humano Organizacional e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Votorantim Metais - CBA, Andressa Lamana.

Projetos apoiados

Capacitação da Rede Municipal de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente

Durante todo o ano, com o apoio da Prattein, consultoria especializada em Investimento Social e políticas públicas de garantia de direitos, todos os atores sociais do Município estarão convidados a participar de um Grupo de Trabalho, que tem por objetivo promover um modelo de atuação conjunta mais eficiente, com destaque para o fortalecimento de vínculos e a otimização da atuação de entidades sociais.

Mais do que atuar junto ao jovem, capacitar e organizar o trabalho entre todos os membros que compõem a Rede de Assistência Social do município, o projeto permitirá o melhor atendimento das carências, além de aumentar a eficiência no encaminhamento e atuação envolvendo não só os jovens, mas também a família de forma completa e integrada.

Projeto Pérola

Em parceria com a Secretaria de Educação do Município, o Projeto Pérola iniciará um piloto, atuando nos laboratórios de informática das escolas municipais. Em uma iniciativa inédita, o projeto trabalhará simultaneamente com a capacitação de professores, subsidiando-os com maior familiaridade aos recursos e linguagens digitais e, ao mesmo tempo, com o conteúdo pragmático escolar, ampliando as possibilidades das salas de aula e dando aos professores alunos a possibilidade de consolidarem os conhecimentos das aulas em um ambiente on-line, com linguagens mais dinâmicas e atrativas.

O curso que acontecia na Biblioteca também foi reformulado, com o objetivo de apoiar o processo de inclusão digital dos jovens de Alumínio de forma mais ampla. “A grande aspiração deste novo modelo de atuação é melhorar a familiaridade de professores, alunos e munícipes com a linguagem digital e empossa-los de uma ferramenta fundamental, que abre muitas portas para o protagonismo”, contextualiza Andressa. 

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um projeto pedagógico que visa incorporar a educação ambiental como valor cultural da Votorantim Metais -CBA e da comunidade. O programa foi relançado pela Empresa na semana de 16 de março, com as ações em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O desafio do PEA será fomentar estratégias que estimulem mudanças no pensamento e no comportamento das pessoas, através de atividades e eventos que possam contribuir para o desenvolvimento de cidadãos ambientalmente responsáveis. Além disso, o projeto também buscará estreitar o relacionamento com a comunidade e estabelecer parcerias, possibilitando que a Unidade transmita sua expertise aos públicos atingidos.

Ação Amor

As crianças que já eram atendias pelo projeto Esporte que Educa, de cunho esportivo com foco no fortalecimento de vínculos com famílias e crianças em situação de vulnerabilidade, foram encaminhadas ao “Ação Amor”, uma organização sem fins lucrativos que realiza suas atividades dentro do Condoville. A entidade assumiu o acolhimento das crianças, por meio da ampliação de uma parceria com a Prefeitura de Alumínio e a Votorantim Metais – CBA, que patrocinam e apoiam a manutenção do atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Assim, o modelo de atuação foi aperfeiçoado, melhorando o atendimento à criança e sua família.

“Esse novo ciclo de investimentos fará com que o caminho de desenvolvimento seja sustentável. Estaremos mais próximos da comunidade, com ações mais estruturadas, gerando valor para Empresa e para toda a comunidade de Alumínio”, finaliza Andressa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.