02/04/2015 às 10h33min - Atualizada em 02/04/2015 às 10h33min

Teatro de Páscoa 2015 destaca o papel das mulheres na vida de Cristo

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A aprensentação do Teatro de Páscoa de São Roque, realizou sua apresentação anual entre nos dias 27, 28 e 29 de março, no salão Gentil de Oliveira, localizado no Centro Cultural Brasital. Este ano a peça levou o tema “Visitatio Sepulchri”, expressão que pode ser traduzida como “Visitar o Sepulcro”, que aborda os momentos da vida de Jesus Cristo após sua ressurreição.

A apresentação deu destaque ao papel da mulher dentro da história bíblica, contando com uma forte atuação de figuras simbólicas como as “Três Marias” e se utilizando do evangelho apócrifo de Maria Madalena, que destaca a mulher como uma das grandes seguidoras do Messias. As apresentações tinham a proposta de trazer uma reflexão sobre o amor pela humanidade em tempos de violência.

O Teatro de Páscoa veio para substituir o Auto de Páscoa, que era realizado todos os anos na Brasital e onde era encenado a história da Paixão de Cristo. A nova proposta busca trazer todos os anos uma produção diferente, sempre contanto a história religiosa, feita com artistas locais e uma produção própria.

Segundo o diretor musical do evento, João Bid, a troca de Auto para Teatro de Pascoa foi uma mudança fundamental para o cenário artístico e cultural de São Roque, que vem crescendo nos últimos tempos. Outro ponto importante é a diversidade que a apresentação tem a cada ano e que atrai muitas pessoas. “O Auto de Páscoa é um evento que acontece em muitas cidades do Brasil e todos praticamente no mesmo formato e com o mesmo texto. Procuramos trazer uma coisa diferente e que nos diferencie das outras apresentações e ser uma apresentação turística para o município, já que só aqui você encontrará o Teatro de Páscoa”, completa.

Com uma composição de atores locais e convidados, dirigidos por Lisa Camargo e uma composição feita especialmente para apresentação, de autoria de Matheus Pezzota, o evento contou com a produção da D’aísa Produções Culturais. O espetáculo atraiu grandes expectativa, seja por parte do público, mas também pelos atores, que ensaiaram durante todo o mês de março para a apresentação. “Além das questões de atributos físicos em relação ao que as pessoas conhecem de Jesus, também temos a questão do carisma, que a pessoa tem que ter. Assim tenho que passar um carisma, uma “luz” e um carinho de imediato para as pessoas. Muito mais do que um texto, é necessário fazer juz a uma figura que todos conhecem e amam”, afirma o ator Rafael Frias, que interpretou Jesus Cristo na peça.

Um desafio compartilhado por toda a produção e que, pelos aplausos da platéia, foi cumprido com louvor.  “Adorei o espetáculo, o formato do palco é inovador e os atores são muito bons. Voltarei ano que vem e recomendo que as pessoas façam o mesmo”, comenta a estudante Marina Zeni Rizzi.

“O Teatro de Páscoa já se tornou um conceito da cidade e ele é muito importante para a cultura do município. Estamos com uma equipe maravilhosa e estamos sempre procuando aperfeiçoar o espetáculo e oferecer a cada ano uma grande e grata surpresa ao espectador”, afirma o Diretor de Cultura de Turismo, Roque Gabriel Rodrigues.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.