O dia 1º de abril é o Dia Mundial da Mentira. São milhões de pegadinhas pregadas nas casas, escritórios, fábricas, escolas, mídia, e é claro, na publicidade, principalmente no meio online.
Além de dar aos profissionais da área a chance de extravasar toda a sua criatividade para interagir com o público consumidor de uma maneira totalmente informal, divertida e inusitada, as ações do marketing do dia primeiro de abril podem ir além da diversão e gerar um grande tráfego de acesso e informações para a marca ou produto.
Um exemplo muito criativo e irreverente veio à tona no ano passado, quando a Opel “lançou”, em primeiro de abril de 2014 o seu novíssimo “Astra Copacabana”, em homenagem ao Rio de Janeiro e à Copa. A falsa edição comemorativa contava com buzinas de vuvuzelas e bancos em gramado verde natural.
https://www.youtube.com/watch?v=B1xp8uGQP6M
Até o próprio YouTube, um dos maiores canais por onde trafegam as viralizações da internet fez sua própria pegadinha do dia da mentira, em que divulgou em seu canal um vídeo com o Top 5 Viral de 1911.
https://www.youtube.com/watch?v=CNm8ZCJ7Fx8
Na publicidade, toda mentira tem um fundo de verdadeA data gera uma grande expectativa no público e dá aos marqueteiros, publicitários e marcas uma chance única de colocar produtos em evidência.
Um exemplo nacional agora em 2015 é a ação da Artwalk, e-commerce especializado em streetwear. A loja abriu espaço para que o público escolha uma mentira que vai se tornar realidade no próximo primeiro de abril. Em seu perfil do Instagram está aberta uma votação para duas pegadinhas: “compre um tênis Adidas e ganhe outro”, ou “Nike Air Force 1 por R$ 100”. A intenção é atiçar a curiosidade do público quanto à veracidade dos preços, já que estão tão em conta que parecem mentira.
De acordo com Flávio Mônaco, gerente de marketing do Grupo Afeet, “fazer parte das brincadeiras que rondam o ambiente digital é mais uma oportunidade de nos aproximarmos dos nossos clientes e seguidores de uma forma irreverente, que desconstrói o Dia da Mentira e que ainda gera um buzz entre os consumidores”, explica.