27/03/2015 às 10h34min - Atualizada em 27/03/2015 às 10h34min

Departamento de Saúde realiza grande ação contra a dengue

O Departamento de Saúde de São Roque realizará uma grande ação contra dengue, no dia 28 de março. A iniciativa ocorrerá durante todo o dia e contará com mais de 180 pessoas que percorrerão a cidade em uma grande ação de bloqueio e controle de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

A ação ampliada para vários bairros, atingindo os locais que atualmente contam com uma maior incidência de casos da enfermidade e se estendendo aos distritos mais afastados, sempre procurando eliminar os focos de proliferação do mosquito transmissor. Os agentes também irão orientar a população através de folders explicativos sobre o ciclo e o combate a doença.

Para esta ação a Prefeitura e os Departamentos de Saúde de São Roque pedem que a população colabore com os agentes, o que até agora não tem acontecido. A equipe de Zoonoses do município tem enfrentado grandes dificuldades para realizar o combate a dengue, sendo impedida de realizar seu trabalho em cerca de 40% das casas em alguns distritos, seja por proibição dos moradores ou através de residências abandonadas.

Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, Wesley de Matos Pereira, este problema apenas agrava a situação da dengue no local. Segundo o funcionário, para cada caso suspeito é realizado uma ação de bloqueio em uma área a partir da residência do paciente que tem suspeira de dengue o que pode levar os funcionários a visitar a mesma casa até mais de uma vez na semana, em distritos com maior incidência de casos. 

 “É importante que a pessoa que resida em um dos bairros afetados abra a sua porta para a equipe de saúde e caso tenha alguma dúvida, peça que o funcionário identifique com o crachá e confirme sua identidade através do Controle de Zoonoses (4784 8551)”, afirma o funcionário. Vale lembrar que tanto a Equipe de Zoonoses, quanto os funcionários que farão parte da ação, devem estar devidamente credenciados, com crachás, e uma camisa do Serviço de Saúde de São Roque. Os veículos utilizados pelos agentes também são carros oficiais da Prefeitura de São Roque.

A Situação da Dengue em São Roque

Segundo o Diretor de Saúde de São Roque, Dr. Sandro Rizzi, a cidade continua em estado de alerta, contabilizando até o momento 125 casos confirmados, distribuídos em 34 bairros do município, embora os distritos mais afetados sejam o Paisagem Colonial, Jardim Villaça, Junqueira e Vila Irene.

Segundo Dr. Rizzi, a Prefeitura tem tomado todas as medidas necessárias, assim como os agentes de controle da doença, que tem visitado os bairros regularmente no combate aos focos do Aedes aegypti, além de ações como a do dia 28, características de uma cidade em estado de epidemia, embora este não seja ainda o caso de São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.